Cruzeiro do Sul - Acre, sábado, 22 de setembro de 2018

Publicado em 8 de outubro de 2013

PEC dos soldados da borracha é mais uma vez adiada; votação ficou par o dia 15

soldado da borrachaOs deputados federais Márcio Bittar (PSDB) e Perpetua Almeida (PC do B) estiveram reunidos hoje com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, para incluir a PEC 556/2002 na pauta de votação da Casa em regime de urgência. O governo do PT é contra a aprovação da matéria, que vai beneficiar mais de milhares de ex-soldados da borracha. Na reunião de líderes, realizada hoje, ficou acertado que a PEC entrará na pauta de votação de terça-feira, 15.

O Acre é o estado para onde 50% desse total de ex-seringueiros vieram e decidiram fixar moradia para o resto de suas vidas, após o front de guerra, onde foram explorados, sofreram com o trabalho escravo e sobreviveram a doenças terríveis e aos ataques de animais selvagens, durante o governo Getúlio Vargas, na II Guerra Mundial.

Para que aconteça a promulgação há um caminho difícil a ser trilhado: a PEC precisa ser aprovada duas vezes na Câmara e duas vezes no Senado. Essa informação tem sido omitida pelas assessorias de políticos que querem tirar proveito pessoal da causa, uma vez que é difícil um acreano não ter um soldado da borracha na família.

Entre os 11 parlamentares acreanos em Brasília, a deputada Perpétua Almeida foi a que mais se esforçou para que a proposta chegasse aos trâmites atuais. Cabe alertar, ainda, que a maioria dos parlamentares segue as orientações do Palácio do Planalto. Este não tem muito interesse em fazer justiça com esses bravos homens. Os petistas Siba Machado e Taumaturgo Lima votaram, por exemplo, contra a repartição dos royalties de petróleo entre os estados da federação.

Tribuna do Juruá – Jorge Natal

Compartilhe

    Comentários:

    1. Roberto filho disse:

      Talvez se ressuscitassem Aluizio Bezerra na politica de novo essa PEC podessem sair, ser aprovada, que saudade de um bom politico como Aluizio.

    Deixe seu comentário

    Mensagem

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS