Cruzeiro do Sul - Acre, domingo, 18 de novembro de 2018

Publicado em 8 de setembro de 2013

Prefeitura de Mâncio Lima inicia cursos profissionalizantes através do programa Acessuas

cursos mancio limaA Prefeitura de Mâncio Lima através da Secretaria Municipal de Assistência Social iniciou esta semana vários cursos profissionalizantes através do Programa Acessuas, que é instituído pelo Conselho Nacional de Assistência Social/CNAS, em parceria com a secretaria de Assistência Social do município, que se responsabiliza pela mobilização, encaminhamento e acompanhamento dos usuários em situação de vulnerabilidade ou risco social, para as ações de inclusão social.

O programa tem por finalidade promover o acesso dos usuários da Assistência Social ao mundo do trabalho com vigência entre 2012 e 2014. Em 2013, o número de pessoas mobilizadas correspondem a 2 vezes o número de vagas negociadas com os ofertantes. As metas são pactuadas com o gestor, anualmente, por meio do sistema eletrônico disponibilizado pelo MDS.

Segundo a coordenadora do Programa Acessuas, Marilene Pereira, “as ações devem ser planejadas e organizadas de forma a identificar os processos que podem ser utilizados na mobilização das famílias, o território tem que ser bem conhecido e devemos identificar o perfil dos beneficiários”.

Os cursos oferecidos são: Eletricistas, Horticultor Orgânico, Operador de Máquinas Florestais, Cabelereiro, Manicure e Pedicure. Todos estes cursos foram distribuídos nas comunidades do Belo Monte, Bairro São Francisco, no Centro, na Secretaria de Assistência Social e Cemupe e Bairro Pé –da -Terra, na escola Mâncio Lima.

Para que as famílias possam participar dos cursos elas devem estarem inscritas no Cadúnico; ser beneficiário do Bolsa Família; ter perfil no plano Brasil sem miséria; Mulheres vítimas de violência; Indivíduos que estejam egressos no Sistema Penal; Pessoas com deficiência beneficiário do BPC e outros.

O Acessuas Trabalho é um programa do Governo Federal que objetiva promover a integração dos usuários da assistência social ao mundo do trabalho, por meio de ações articuladas e mobilização social.

Para a Secretária de Assistência Social, Ângela Rocha, “Este um momento novo para Mâncio Lima, a qualificação profissional dessas pessoas fará com que elas tenham uma oportunidade no mercado de trabalho e um melhor rendimento familiar, são mais de 100 famílias que estão realizando esse sonho”, finalizou.

Para o Prefeito Cleidson Rocha, “oferecer capacitação profissional de qualidade à comunidade, deve ser uma das prioridades para o Gestor Público,oportunizar que o cidadão tenha uma identidade profissional é, também, uma forma de mudar a realidade daquela pessoa. Este tem sido um dos destaques do nosso Governo. É uma grande satisfação ver que a comunidade está se interessando em participar dos cursos”, declarou o prefeito.

Enfim, para que os cursos possam acontecer, diversas entidades estão envolvidas, Governo Federal através do Pronatec, Prefeitura de Mâncio Lima através da Secretaria de Assistência Social, e os ofertantes que são Instituto Dom Moacir, Senac, Senar e Ifac.

Assessoria – Zehilton Rodrigues

Compartilhe

    Comentários:

    1. marileydhe disse:

      nossa, como é bom saber que mancio lima estar cada vez mais progredindo no ramo de aprendizado ,e formando profissionais , parabens pela equipe que estar colaborando com esse avanço.

    Deixe seu comentário

    Mensagem

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS