Cruzeiro do Sul - Acre, terça-feira, 25 de setembro de 2018

Publicado em 15 de outubro de 2015

Equipe de voleibol masculina sub 17 de Mâncio Lima é campeã nos Jogos Escolares 2015

A equipe da Escola Antônio de Oliveira Dantas venceu por dois sete a zero a EJORB da capital Rio Branco. A equipe feminina ficou com o vice-campeonato sendo derrotadas pelo Colégio Estadual Armando Nogueira – CEAN

jogos escolares mancio limaNa manhã desta quarta-feira (14) o Prefeito de Mâncio Lima em Exercício, Professor Eriton Maia, recebeu em seu gabinete as equipes de atletas masculina e feminina campeã e vice-campeã da Escola Antônio de Oliveira Dantas. As duas equipes participaram em Rio Branco da fase Estadual dos Jogos Escolares na modalidade voleibol sub 17, masculino e feminino. A grande campeã foi a equipe masculina que irá representar o estado do Acre na fase Nacional dos Jogos Escolares, na cidade de Maringá, no Estado do Paraná. A equipe feminina trouxe o troféu de vice-campeã Estadual.

“A nossa escola, ao longo desses últimos anos, tem mostrado um potencial muito grande no esporte, sobretudo no voleibol. Em 2012 a equipe feminina foi campeã estadual e nos representou a fase nacional. E, este ano chegamos à fase nacional com a equipe masculina sub 17. Para escola e para comunidade escolar é um orgulho muito grande ver que os nossos alunos se dedicam ao esporte e se dedicam com amor. Tudo isso é fruto do trabalho feito pelos professores de educação física e por alguns voluntários que nos ajudam. A palavra é mesmo orgulho, são alunos dedicados, esforçados e, o resultado é mais um troféu de campeão para a nossa galeria”, falou Hermínio Santiago, Diretor da Escola Antônio de Oliveira Dantas.

O Prefeito em Exercício, Eritom Maia, também falou do orgulho para o Município de Mâncio Lima ter uma equipe competindo na fase nacional. Ele destacou ainda o esforço dos governos e das escolas para a realização dos Jogos Escolares. Eritom Maia falou da importância e do significado desses jogos na vida dos alunos atletas que participam da competição. Ainda segundo o prefeito exercício, os jogos movimentam e demandam um valor grande de recursos financeiros.

“Há nesse período todo um calendário que movimenta a juventude brasileira a partir das escolas. É uma mobilização muito grande e um volume alto de recursos que se investe por considerar os Jogos Escolares um movimento importante. O resultado de tudo isso é motivo de orgulho para aqueles que ganham, mas também para aqueles que perdem. No final todos ganham além do troféu, formação, socialização, fazem amizades, aprendem a viver com as diferenças competindo e respeitando os adversários”, disse Eritom Maia.

Ainda segundo o prefeito em exercício, a equipe masculina não irá mais representar apenas o Município de Mâncio Lima e sim todo o Estado do Acre na modalidade voleibol. “A partir de agora o Acre se unifica para torcer por esses meninos que irão representar o nosso estado. A responsabilidade é muito maior e o orgulho é para os manciolimense e para os acreanos. Isto representa uma parte importante na história da escola e na história de nossa cidade. Todos estão de parabéns, a gente se vê nessa equipe e esperamos e acreditamos no potencial deles para fazerem uma bonita participação e quem sabe ser campeã nacional dos Jogos Escolares”, finalizou o prefeito em Exercício.

Para chegar ao titulo de campeão estadual masculino, a equipe percorreu um longo caminho. Venceram quatro equipes de quatro munícipios. Ganharam ainda na fase municipal, fase Regional do Juruá, Regional do Purus e desbancaram na fase estadual a Escola José Ribamar Batista – EJORB do município de Rio Branco por dois setes a zero. De acordo com o técnico, Mario Gomes, tudo isso foi possível graças ao empenho e dedicação dos alunos.

“Essa conquista dos meninos no voleibol foi a junção de muitas coisas. A disciplina e a força de vontade dos atletas  foi fundamental para termos êxito nessa etapa. Eu sempre falava para eles que a força de vontade é que faz com que tenhamos bons resultados e, isso ficou muito claro. Agora é forcarmos na fase nacional, intensificar os treinos com disciplina, ganhar uma condição física mais consistente e manter-se sempre focado”, finalizou Mario Gomes.

Com apenas 15 anos de idade, Jonatans Viana, capitão da equipe sub 17 tem pela frente um grande desafio. Durante as competições foi preciso manter o foco e vencer o preconceito de que uma equipe de um município do interior do Acre não seria capaz de chegar à fase nacional. Para o capitão a equipe foi uma sua segunda família e, a união e a parceria foram fundamentais para chegar ao titulo de campeão dos Jogos Escolares 2015.

“Pra mim essa é uma conquista muito grande tanto no esporte como na minha vida porque estou começando agora e é um sonho que inicia de ser futuramente um jogador profissional. Nós recebemos muitas críticas, fomos desacreditados, mas, nos unimos e nos dedicamos para podermos chegar aonde chegamos. Nós nos tornamos uma família, unidos, um incentivando o outro a seguir com firmeza e com força. Nós quebramos mais um tabu de que uma escola do interior do Acre pode sim chegar a competir em nível nacional”, finalizou o capitão da equipe Jonatas Viana.

A equipe feminina sub 17 não escondeu no rosto a emoção de ter sido vice-campeã. Para as atletas,  chegar ao segundo lugar não significa perder, significa ter tentado e disputado com meninas de um padrão e de um preparo físico bem maior que o delas. A escola disputou com uma das maiores escolas de Rio Branco, Colégio Estadual Aramando Nogueira – CEAN. A fase nacional vai acontecer na cidade de Maringá no Paraná, no mês de novembro deste ano.

Jenildo Cavalcante – Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Mâncio Lima

Compartilhe

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS