Cruzeiro do Sul - Acre, quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Publicado em 17 de março de 2014

Ribeirinhos do Paraná dos Mouras recebem atendimento de saúde da Prefeitura de Rodrigues Alves

rodrigues alves atendimento 1Uma equipe de profissionais em saúde da Prefeitura Municipal de Rodrigues Alves está há uma semana visitando as comunidades localizadas ao longo do Rio Paraná dos Mouras para da assistência à população que mora distante das unidades de básicas de saúde. A Secretaria Municipal de saúde  desenvolve um programa itinerante há cinco anos que garante a presença de equipes médicas nas comunidades rurais durante o período de verão em que as estradas do município oferecem boas condições de acesso, e no inverno, momento em que os rios possibilitam a navegação, nas comunidades ribeirinhas.

rodrigues alves atendimento 2A desobriga ao Paraná dos Mouras teve início na quinta-feira (06) com a saída de quatro barcos com materiais e equipamentos, medicamentos e com os servidores que seguiram para a comunidade Continuação, na cabeceira do rio, a primeira a receber os serviços da prefeitura. Procedimentos dentários;  testes rápidos de Hepatite, HIV e Sífilis; avaliação médica; atenção para gestantes e todas as vacinas foram disponibilizados para a população. Além dos serviços de saúde, a Secretaria de Assistência Social atende em cada localidade realizando a atualização dos cadastros das famílias que estão inseridas nos requisitos básicos dos programas de inclusão social.

rodrigues alves atendimento 3Após um dia de atendimento na Continuação, as equipes começaram a descer pelo rio fazendo escala em todos os povoados às margens do Paraná. Foram atendidos os moradores das comunidades Santa Cruz, Caboré, Canta Galo, Três Bocas, Igarapé Branco, Igarapé Preto, Floresta, Isaias, São Pedro de Cima, São Pedro de Baixo, Torre da Lua, Silêncio, Morada Nova, Brasília, São Jerônimo, Chico Preto e nesta quinta-feira foram  visitadas as comunidades localizadas no Igarapé Apuí. Em uma semana já foram realizados mais de 900 procedimentos.

  Os ribeirinhos já aguardavam a presença dos servidores da saúde, pois estão habituados com esse trabalho desenvolvido pela Prefeitura nesse período do ano. A dona de casa Maria da Conceição Pereira Boris aproveita a oportunidade para levar os filhos e os netos para uma avaliação médica. “Eles não sentem muitos problemas de saúde não, porque toda vez que a equipe vem eu trago eles para fazer uma avaliação e ai eu pego remédio para verme, fortificante e calmantes para que possa evitar que eles adoeçam” – disse a dona de casa que mora na comunidade São Jerônimo.

rodrigues alves atendimento 4“Toda vez que estamos nas comunidades procuramos fazer um trabalho para atender a todos que estão necessitando de atenção à saúde. No verão atendemos os moradores dos ramais e no período de inverno fazemos esse serviço na zona ribeirinha” – disse o secretário de saúde do município, Elvis Barros.

Prefeito Burica e o vice Jailson Amorim acompanham o atendimento

Para garantir toda logística e a boa qualidade do atendimento, o prefeito Francisco Ernilson de Freitas (Burica) e o vice-prefeito Jailson Amorim acompanham a equipe de saúde nas comunidades visitadas. Em várias comunidades os servidores da saúde contaram com a presença do prefeito e em outras o acompanhamento foi feito pelo vice Jailson que esteve como prefeito em exercício durante esta semana.

“Esse é um trabalho que torna a nossa gestão diferenciada na área de saúde, pois, além de termos um sistema de saúde estruturado na cidade, com postos funcionando em condições de atender bem a população, equipados com mão de obra, todos materiais e equipamentos e muito medicamento, ainda fazemos todo esforço e garantimos que a população que mora nas comunidades mais distantes tenham acesso à saúde sem precisar fazer grande despesa para ir até a cidade” – disse o Prefeito.

Durante a quarta-feira (12), na comunidade São Jerônimo, os profissionais em saúde realizaram mais de 200 procedimentos. O prefeito em exercício Jailson Amorim esteve no local e conversou com os moradores que apontaram algumas reivindicações e agradeceram a ação desenvolvida pela Prefeitura na área de saúde.

“Estamos trabalhando para dá a melhor atenção possível para o cidadão de Rodrigues Alves em todas as áreas e na saúde a população reconhece que avançamos muito. Esse trabalho direto nas comunidades é importante porque evita que as mães e os pais tenham que sair de casa para se deslocar até a sede do município, tendo que deixar de lado seus trabalhos, para ter acesso à saúde” – ressaltou Jailson.

Assessoria

Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Mensagem

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS