Cruzeiro do Sul - Acre, quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Publicado em 17 de julho de 2011

Prefeitura de Cruzeiro do Sul vai incentivar produção de aves caipiras

Aves com 45 dias de vida, adaptadas para a produção caipira serão doadas a 110 famílias do Rio Liberdade em um projeto piloto.

Em Cruzeiro do Sul, as galinhas genuinamente caipiras são bem valorizadas no mercado que não é suficiente para atender a procura. Enxergando o alto potencial dessa cultura, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, já vinha se preparando para iniciar um projeto piloto que busca dar subsídio, a um grupo de comunidades objetivando aumentar a produção.

Segundo o secretário, Erni Dombroswski, a administração municipal está tendo o cuidado de trabalhar um processo de adaptação das aves, chamadas de caipiras melhoradas. Elas começaram se alimentando apenas de ração, em seguida houve uma mistura com milho e o próximo passo é alimentá-las apenas com grãos de milho produzidos nas comunidades rurais da região.

Só após este processo, as aves que inclui macho e fêmea serão entregues aos produtores. “Quando se entrega, ou vende pintos com um dia de nascidos, o índice de mortalidade chega a 25%, mas com este trabalho de adaptação que estamos fazendo, quase não teremos mortalidade. Isso facilita a vida dos produtores e o nosso trabalho tem muito mais êxito”, comenta Dombroswski ao reforçar que as aves são doadas e não vendidas.

O trabalho ainda em fase experimental vai acontecer nas comunidades ao longo do Rio Liberdade. Cerca de 110 famílias serão beneficiadas com até 25 aves que serão mescladas com as caipiras comuns. “O objetivo é aumentar a produção. Além de servir de alimento para esses ribeirinhos pode contribuir na renda dessas pessoas, que passam tanta dificuldade devido ao isolamento. O objetivo da nossa administração é dar oportunidade a quem não tem. Esse projeto dando certo, eu tenho certeza que dará, vamos expandir o trabalho”, comenta o prefeito, Vagner Sales.

Assessoria

Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Mensagem

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS