Cruzeiro do Sul - Acre, domingo, 23 de setembro de 2018

Publicado em 18 de novembro de 2014

Nível do Juruá também já começa a preocupar Defesa Civil

enchente jurua 2Em três dias o nível do Rio Juruá subiu mais de um metro e está perto de atingir a cota de alerta. O Corpo de Bombeiros já acompanha diariamente o comportamento do volume de água e começa a se preparar para a possibilidade de uma enchente.

As chuvas frequentes que assolam o extremo ocidental do Brasil provocaram a cheia de todos os rios da região do Juruá. Em Tarauacá praticamente toda cidade está inundada e no Rio Gregório, dezenas de famílias foram desalojadas e tiveram prejuízos com a alagação.

Em Cruzeiro do Sul a situação ainda é de tranquilidade, mas o Comando do Corpo de enchente jurua 1Bombeiros não descarta a possibilidade de uma enchente de grandes proporções, tendo em vista que o nível do Juruá, maior rio da região, subiu consideravelmente nos últimos dias.

Um período de duas semanas foi o suficiente para que todas as praias fossem encobertas pela água. A elevação foi maior no último final de semana. De sábado para segunda, o nível subiu mais de 1 metro e nesta terça-feira (18) chegou aos 11m50cm, faltando apenas 30 cm para atingir a cota de alerta que é de 11m80cm.

“Esse é um momento que já começamos a mobilizar todas as instituições que fazem enchente jurua bombeiroparte da Defesa Civil para que não sejamos pegos de surpresa” – salientou o Comandante do Corpo de Bombeiros em Cruzeiro do Sul, Major Marcelo Araújo.

De acordo com previsões do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE – poderá ocorrer mais chuvas na região nos próximos dias, o que aumenta a probabilidade de uma eventual alagação nos municípios banhados pelo Juruá. Segundo o Corpo de Bombeiros, a situação começa a preocupar quando o nível atinge a considerada a cota de transbordamento que é aos 13m. A partir daí as famílias que moram nas áreas de baixada começam a ser afetadas pela água.

Tribuna do Juruá

Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Mensagem

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS