Cruzeiro do Sul - Acre, quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Publicado em 5 de março de 2015

Médicos da Marinha realizam atendimento em Rodrigues Alves

atendimento marinha 1Desde o dia 01 de fevereiro, o Navio Hospital Doutor Montenegro opera com equipes de saúde nos cinco municípios acreanos do Vale do Juruá. Em pouco mais de um mês, já foram atendidos mais de 11 mil pacientes na região. Nesta segunda-feira (02) os profissionais da Marinha do Brasil chegaram a Rodrigues Alves onde devem prestar serviços até a próxima sexta-feira.

Há 15 anos a unidade hospitalar atua nos municípios do Acre. Construído pelo Governo do Estado, o navio foi entregue para a Marinha que passou a desenvolver ações de saúde em municípios de outros estados da Amazônia, no período em que o Juruá fica sem condições de navegação, e, durante a época de cheias, retoma as atividades nas comunidades acreanas.

atendimento marinha 3Em mais uma missão para o Acre, do inicio de fevereiro até agora, já foram visitadas 25 comunidades nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo. Em Rodrigues Alves, em apenas dois dias, foram atendidos mais de mil pacientes. A equipe é formada de médicos, dentistas, enfermeiros e auxiliares, além dos marinheiros responsáveis pelos serviços operacionais da embarcação. Nos cinco municípios  já foram efetuados mais de mais de 50 mil procedimentos, entre, consultas médicas, serviços odontológicos, exames e outros.

O Comandante do Navio Doutor Montenegro, Capitão de Corveta André Teixeira Borges, destacou que, durante a excussão, a equipe de saúde atende pacientes com diversas patologias, principalmente aquelas endêmicas da Amazônia, como a malária e hepatite. Mas, o que chamou a atenção do comando das operações foi o diagnóstico de dois pacientes com o vírus HIV e um com sífilis. A confirmação dessas doenças foi possível porque, agora, a unidade de saúde dispõe de testes rápidos para realização exames.

atendimento marinha 2“No caso do paciente com sífilis, os médicos fizeram a intervenção e esse procedimento, provavelmente, salvou a vida desse ribeirinho porque ele estava em uma comunidade muito distante para chegar a um hospital e teve a sorte do navio passar para ele fazer o teste e rapidamente receber o tratamento. Os pacientes diagnosticados com HIV foram encaminhados para o devido tratamento nas secretarias municipais de saúde” – disse Teixeira.

Para desenvolver as ações em cada município, a tripulação do Doutor Montenegro recebe apoio das secretarias de saúde municipais e estadual. Em Rodrigues Alves a prefeitura garantiu o fornecimento de água, fez uma melhoria no porto para facilitar o acesso dos pacientes e colocou servidores à disposição para aplicar vacinas.

Nesta quarta-feira, pela manhã, o prefeito Francisco Ernilson de Freitas ( Burica) fez uma vista ao navio e colocou a gestão municipal à disposição para qualquer apoio que seja necessário para otimizar os serviços dos profissionais da Marinha.

“Em nosso município fazemos um esforço muito grande para garantir uma estrutura adequada para servir bem à população na área de saúde. No entanto, os recursos não são suficientes para a grande demanda. Por isso, é muito importante essa colaboração que a Marinha nos dá com o trabalho do Navio Doutor Montenegro que vem para unir força conosco. Por esta razão, sempre que o navio chega, nos colocamos à disposição para colaborar com tudo que estiver ao nosso alcance” – garantiu o prefeito.

Tribuna do Juruá

Compartilhe

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS