Cruzeiro do Sul - Acre, domingo, 23 de setembro de 2018

Publicado em 11 de março de 2013

Em Rodrigues Alves Prefeitura promove atividades de esclarecimento sobre direitos femininos no Dia Internacional da Mulher

Durante a manhã de sexta-feira (08) as mulheres de Rodrigues Alves foram convidadas para um café no Bairro São Francisco com a presença do prefeito, Francisco  Ernilson Saraiva de Freitas (Burica), do vice, Jailson Amorim, e da Primeira Dama, Mônica Lima. À noite a Prefeitura promoveu uma série de palestras com o objetivo de conscientizar as mulheres do município sobre seus diretos. Saúde e segurança foram os temas centrais do evento que foi realizado no auditório da escola Francisco Braga.

O café da manhã foi servido pela equipe da Secretaria de Assistência Social que  reuniu mais de 100 mulheres. Juntamente com a equipe da Prefeitura, elas degustaram doces e salgados à base de um cardápio regional.

No evento da noite, o delegado da cidade, Lindomar Ventura, foi um dos convidados especais para explicar para as senhoras, jovens e adolescentes que se fizeram presente, sobre as situações de violência mais frequentes no município. De acordo com o responsável pela segurança da população, em Rodrigues Alves, cerca de 40% das ocorrências são de agressão contra as mulheres.

“Isso é bastante preocupante, pois é um índice muito elevado e é preciso o envolvimento de toda sociedade para que possamos reduzir esses números. As polícias e a justiça estão comprometidas com o propósito de diminuir esse tipo de crime” – disse Ventura.

No sentido de mudar essa realidade, o delegado enfatizou a importância da decisão da mulher em denunciar os agressores. Segundo ele, atualmente se torna mais fácil penalizar os homens que praticam a violência doméstica, devido à possibilidade de um juiz ter autonomia para punir alguém que agrediu uma mulher, mesmo que ela  desista de se pronunciar contra o agressor. No entanto, é preciso que a denúncia chegue ao conhecimento das autoridades responsáveis.

“Não adianta apenas o trabalho da polícia. Temos que se preocupar com o antes e o depois, pois não adianta apenas a repressão. É importante que tenhamos outros mecanismos para evitar que a violência aconteça e aqui em Rodrigues Alves já percebemos um grande avanço. Com a criação de um Núcleo de Atendimento à Mulher  e o trabalho que é desenvolvido pelo CRAS, podemos dizer que estamos caminhando para um novo momento” – destacou o delegado.

Uma enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde fez uma explanação sobre os atendimentos prioritários para as mulheres que estão disponíveis nas unidades básicas de saúde. Incentivar a realização de exames periódicos, como o preventivo do câncer do colo do útero, a visita periódica ao médico, e, para as grávidas, foi enfatizada a importância da realização do pré-natal.

Além desse trabalho de conscientização, foi servido um lanche para quem participou da atividade na escola Francisco Braga e um sorteio de brindes para as mulheres. A aposentada Maria Margarida da Silva, com 72 anos de idade, recebeu a homenagem das mãos do prefeito.

“Esse é um momento importante para nós mulheres que tanto lutamos. Estou feliz com o reconhecimento que estou tendo hoje por parte de todos vocês que realizaram esta homenagem. Tivemos a oportunidade de aprender muitas coisas importantes que ainda não sabíamos” – disse Margarida.

A coordenadora do Núcleo de Apoio às Mulheres, Maria Ivanete da Silva, a Val, ressaltou que as mulheres estão conquistando seus direitos com muita luta e, em Rodrigues Alves, existe o propósito da Prefeitura em garantir um ambiente seguro para a melhoria da qualidade de vida de todas. A secretária de Assistência Social apresentou um vídeo que retrata o processo de evolução da participação feminina no meio social.

“Já tivemos muitas conquistas, mas ainda temos que caminhar para que possamos ser mais respeitadas. Sabemos que ainda é grande o número de casos de violência contra a mulher e isso é inadmissível. Portanto, aqui nós trabalhamos muito com a conscientização e estamos apresentando alternativas para que as mulheres de nosso município possam conquistar cada vez mais sua independência” – assegurou Mônica Lima.

“Reconhecemos a importância da mulher na sociedade e é por isso que fazemos uma gestão voltada para a valorização das mulheres. É tanto que estamos dedicando esse mês para as mulheres de Rodrigues Alves. No dia 15 vamos realizar uma caminhada pela cidade com a presença da secretária estadual da mulher, Concita Maia, e teremos outras atividades em comemoração ao mês da mulher”- afirmou Burica.

Assessoria

 

Compartilhe

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS