Cruzeiro do Sul - Acre, segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Publicado em 2 de novembro de 2014

Começa hoje segunda campanha de vacinação contra aftosa

Todo rebanho bovino do Acre terá que ser vacinado em um prazo de 30 dias. A segunda campanha de vacinação contra a febre aftosa, de 2014, se inicia neste sábado, 01 de novembro, e se estende até o dia 30. Nesta etapa a estimativa do governo do estado é que mais de 3 milhões de animais sejam imunizados.

Na primeira campanha de vacinação do rebanho bovino deste ano, os criadores tiveram que vacinar apenas os animais com até dois anos de idade. Desta vez, eles são obrigados a aplicar a dose em todos os animais, de mamando a caducando. A medida é uma determinação do Ministério da Agricultura que vale para as regiões de fronteira.

Após imunizar o rebanho, os criadores devem apresentar a declaração de vacina em um dos escritórios do Instituto de Defesa Animal e Agloflorestal do Acre (Idaf), Aquele que não vacinar seus animais fica impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA). Com isso, a movimentação do gado torna-se inviável e o criador fica impossibilitado de comercializar os animais de sua propriedade.

Há mais de 10 anos o Acre atinge as metas de cobertura vacinal do rebanho bovino. A vacinação do gado duas vezes ano é necessária para manter o estado como zona livre da febre aftosa.

Tribuna do Juruá

Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Mensagem

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS