Cruzeiro do Sul - Acre, domingo, 23 de setembro de 2018

Publicado em 25 de novembro de 2015

Aneel autoriza novo reajuste na energia

Foi noticiado, no início deste mês, que as mais de 236 mil casas consumidoras de energia, de todos os municípios do Acre, sofreriam novo reajuste na conta de energia elétrica. A notícia, foi divulgada e oficializada no site da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) nesta terça-feira (24).

                De acordo com a agência, o reajuste concedido a Elertrobras Acre será  de 9,17 % na conta de luz residenciais (classe B1) que  se enquadram na categoria Baixa Tensão e 9, 49% Baixa e Alta Tensão e 10, 77% para os de Alta Tensão (Indústria). O reajuste passa a valer a partir do dia 1º de dezembro deste ano.

Efeito médio por classes de tensão        Variação (%)

Alta Tensão em média (indústrias)         10,77%

Baixa Tensão em média                               9,17%

Média (Baixa Tensão e Alta Tensão)      9,49%

A agência divulgou uma tabela que explica a faixa de consumo; o efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).

Ao calcular o reajuste, a Aneel considera a variação de custos que a empresa teve no ano. O cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais.

Compartilhe

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS