Cruzeiro do Sul - Acre, quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Publicado em 1 de janeiro de 2016

20 alimentos que fazem você envelhecer 20 anos

A não ser que você tenha menos de 18 anos e esteja tentando entrar em uma balada para maiores de idade, a ideia de parecer mais velho não é agradável. Embora uma rotina de exercícios e um metabolismo acelerado possam ajudar, o que você come provavelmente exerce maior influência neste aspecto.

Há diversos fatores que influenciam a forma como você envelhece — a genética, o hábito de fumar, a exposição ao sol, o seu ambiente, e muito mais. Mas o que você come tem um papel crucial na sua aparência e na maneira como você se sente conforme se torna mais velho. Pode parecer que a mudança acontece da noite para o dia: um dia você ouve que parece cinco anos mais jovem do que realmente é, e no seguinte ninguém estranha quando você compartilha a sua idade, mas a verdade é que nossas escolhas vão moldando a forma como envelhecemos dia após dia.

A boa notícia é que você pode assumir o controle do que você vê no espelho. Nós pedimos que nutricionistas renomadas revelassem quais alimentos aceleram o surgimento das rugas, prejudicam a aparência dos dentes e da pele, e envelhecem o organismo. Confira a seguir — e depois conheça as 30 melhores histórias de perda de peso do ano!

1. Margarina

Esperamos que você tenha abandonado este substituto da manteiga há alguns anos. Caso contrário, fique atento! “Nem todas as gorduras são iguais, e a margarina parece dar às [outras] gorduras uma má reputação,” diz a Dra. Tasneem Bhatia, também conhecida como Dra. Taz, especialista em perda de peso e autora dos livros What Doctors Eat’ e’ The 21-Day Belly Fix’. “O culpado na margarina é a gordura trans, que destrói a hidratação. Quanto menos hidratada estiver a sua pele, mais rápido surgirão as rugas.” Confira os 27 alimentos que você deve banir da cozinha para sempre!

2. Comida congelada

Imagine a seguinte cena: você acabou de sair da academia à noite e as suas boas intenções de cozinhar um jantar saudável parecem ter se esvaído do seu corpo. Sem energia, você pensa em um jantar rápido, mas considere o seguinte antes de apelar para o micro-ondas: “Refeições congeladas são reconhecidas por seu altíssimo teor de sódio. O sódio favorece a retenção de líquidos e promove uma aparência inchada e envelhecida,” diz Kayleen St. John, nutricionista do Natural Gourmet Institute, uma escola de culinária saudável na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos. Cansado demais para cozinhar? Experimente um destes serviços de entrega de refeições.

3. Bebidas energéticas

O seu hábito de tomar algumas latas de Red Bull não vai ajudar a sua aparência com o passar dos anos. “Os energéticos são muito ácidos e ricos em açúcar, podendo danificar os dentes e deixando-os mais suscetíveis a manchas que irão envelhecer o seu sorriso. Além disso, seu alto teor de sódio e cafeína pode levar à desidratação, especialmente se você estiver ingerindo-os no lugar da água, diz Sarah-Jane Bedwell, nutricionista de Nashville, Estados Unidos, e autora de ’Schedule Me Skinny: Plan to Lose Weight and Keep it Off in Just 30 Minutes a Week’”. “Como a desidratação é um dos principais fatores que contribuem para uma pele com aparência envelhecida, tente sempre tomar a quantidade recomendada de 8 a 10 copos de água por dia… e mais ainda, se você estiver consumindo álcool ou praticando atividade física”. Se você acha a água mineral muito sem graça, que tal experimentar uma água detox?

4. Pães, bolos e doces

Detestamos ter que fazer esta recomendação, mas precisamos pedir que você se afaste da padaria. “Pães, bolos e doces costumam ser ricos em açúcar adicionado e gordura, que podem levar ao ganho de peso e prejudicar a saúde dental,” diz Alexandra Miller, nutricionista corporativa da Medifast. “O açúcar promove um microbioma prejudicial e pouco saudável, que também favorece a inflamação. Todas estas características podem acelerar o processo de envelhecimento,” ela complementa. Para satisfazer o seu desejo por doces e manter o peso ao mesmo tempo, experimente uma destas 23 receitas de sobremesas usando o chá como base!

5. Bacon, presunto, salsicha e linguiça

Aquela fatia de bacon pode até estar chamando o seu nome, mas substitua-a por bacon feito de tempeh. “Os conservantes usados nas carnes processadas podem criar radicais livres no corpo,” diz Lisa Hayim, nutricionista fundadora do The Well Necessities. “Os radicais livres levam à oxidação das suas células e do DNA, e podem favorecer o surgimento de câncer e outras condições de saúde.” Não, obrigado!

6. Xarope de milho de alta frutose

Este aditivo costuma estar presente em alimentos processados, e é algo que você deve evitar sempre que puder. “Embora o consumo exagerado de açúcar seja prejudicial para a sua aparência, o xarope de milho de alta frutose é conhecido como o pior tipo para a sua pele (e saúde em geral),” diz Deborah Orlick Levy, nutricionista e consultora de saúde da Carrington Farms. “O açúcar na sua dieta pode prejudicar o colágeno e a elastina da pele, fazendo com que ela perca firmeza e fique com uma aparência enrugada,” ela acrescenta.

7. Açúcar

“Embora existam diversos estudos inconclusivos tentando identificar se o açúcar causa ou não acne, o fato é que ele é simplesmente prejudicial para o seu corpo como um todo,” afirma a Dra. Taz. “O açúcar causa inflamação, um grande inibidor de uma pele bonita e saudável. Para piorar a situação, o açúcar também prejudica o colágeno e a elastina, responsáveis por manter a pele macia e flexível.” Sabemos que o açúcar e os doces são tentadores, mas vale a pena evitá-los pela sua saúde.

8. Carboidratos de alto índice glicêmico

Os apaixonados por massa podem começar a pensar em tiras de abobrinha como base para seus pratos. “Foi comprovado que alimentos como pães, mingaus, massas e cereais aceleram o processo de envelhecimento da pele e podem causar acne e rosácea,” diz a Dra. Taz. “Até os cereais que se dizem ‘saudáveis’, compostos por grãos integrais e de índice glicêmico menor, podem estar carregados de glicose, que favorece o surgimento das rugas.” Se você não abre mão de um bom prato de macarrão, confira estas dicas para comer massa de forma saudável.

9. Bebidas alcoólicas ricas em açúcar

Piña Colada? Margarita? Mojito? Infelizmente todos eles fazem parte do mesmo grupo que você não quer ter na sua vida de forma constante. “Quando o açúcar refinado é consumido em excesso, as moléculas de açúcar se combinam com as proteínas no corpo e criam compostos que podem prejudicar o colágeno, favorecendo o envelhecimento,” explica Bedwell. “Estas bebidas doces podem ter até 50 gramas de açúcar adicionado em um único drinque! Além disso, o álcool presente nelas pode desidratar o organismo, fazendo com que as linhas de expressão e rugas fiquem mais aparentes.”

10. Álcool

“Uma (ou duas) taças ocasionais de vinho não irão prejudicar a sua pele, mas beber excessivamente, especialmente drinques ricos em açúcar [veja acima], causam radicais livres. O álcool também rouba a vitamina A do corpo, um antioxidante essencial para a renovação celular,” diz a Dra. Taz. “Se for beber, escolha opções sem açúcar adicionado, como vinho, champanhe, e vodka com refrigerante zero e limão. Além disso, lembre-se de beber com moderação e alternar cada drinque com um pouco de água,” diz Bedwell. Da próxima vez que uma amiga quiser sair para tomar uns drinques, sugira um encontro regado a chá verde!

11. Alimentos ricos em sal

A sua pele pediu: por favor esqueça que o saleiro existe, e abandone também aquele pelotão de alimentos prontos ricos em sódio. “Alimentos com muito sódio fazem com que você retenha líquidos e fique com uma aparência inchada, e a retenção também pode fazer com que a pele ganhe um aspecto cansado,” diz Orlick Levy. A Dra. Taz acrescenta que “[Alimentos ricos em sal] promovem a desidratação, e alguns estudos encontraram evidências de que eles podem prejudicar o DNA, reduzindo o comprimento dos telômeros e acelerando o envelhecimento.” Estas 24 maneiras de reduzir o abdômen em 24h não podem reverter o envelhecimento, mas pelo menos irão ajudar a desinchar o abdômen rapidamente.

12. Frituras

Todos nós sabemos que os alimentos fritos são muito prejudiciais para a saúde do organismo. “Quando fazemos frituras, expomos o óleo e o alimento a temperaturas extremamente altas. Quando isso acontece, os radicais livres, principais culpados pelo envelhecimento, são formados,” diz Hayim. “Estes alimentos não prejudicam apenas a aparência, mas também causam danos aos nossos órgãos internos.”

13. Fast Food

“Os restaurantes geralmente usam óleo de milho, uma das opções menos saudáveis,” diz Orlick Levy. “Quando consumido, ele libera radicais livres no corpo. Eles causam um estresse oxidativo que tem inúmeros efeitos na saúde e no bem-estar, incluindo doenças cardíacas e rugas.” Se você não consegue abandonar o fast food, escolha umas destas opções saudáveis.

14. Agave

Você pode considerá-lo uma opção “melhor” do que o açúcar para fazer pães, bolos ou até smoothies, mas pense duas vezes antes de usá-lo da próxima vez. “O agave costuma ser confundido como uma alternativa melhor em relação ao açúcar, mas este xarope doce é carregado de frutose. Quando o fígado entra em contato com a frutose, ele não apenas a transforma em gordura, mas também quebra o colágeno, fazendo com que as linhas de expressão fiquem mais aparentes,” diz a Dra. Taz.

15. Gordura trans

A gordura trans faz tão mal para o seu jeans skinny quanto para as células da sua pele. “Gorduras que foram hidrogenadas artificialmente estão entre as substâncias mais inflamatórias que existem,” diz St. John. “As gorduras trans podem até tornar a nossa pele mais suscetível a danos causados pelos raios ultravioleta.”

16. Balas, bombons e chocolates

“O açúcar processado é rapidamente absorvido no organismo e pode levar a níveis mais altos de insulina e ao ganho de peso,” diz St. John. “Além disso, consumir estes doces com frequência pode afetar negativamente a saúde dental, e nada envelhece mais a aparência do que um sorriso amarelado — ou com dentes faltando!” A boa notícia: o chocolate amargo com alto teor de cacau, o anti-inflamatório natural preferido de todos, é seguro. Basta assegurar-se de que você está consumindo apenas variedades sem açúcar adicionado.

17. Carne carbonizada

A carne queimada pode ser uma das suas preferidas, mas há uma excelente razão para evitá-la ao máximo. “A carne que foi cozida até ficar preta é muito inflamatória para o corpo,” St. John explica. “A inflamação pode prejudicar os níveis de colágeno na pele, levando a uma aparência envelhecida,” ela continua. Confira aqui opções mais saudáveis de proteína.

18. Receitas flambadas

Crepes, bananas, queijos… não tão rápido! O álcool, necessário para flambar os alimentos, dá início a uma reação em cadeia de problemas: “O consumo de álcool leva à produção de espécies reativas de oxigênio,” afirma Hayim. “Altos níveis desta substância levam ao estresse oxidativo, que pode provocar danos severos em nosso corpo. Embora seja fácil identificar o álcool quando ele está em uma bebida, não é tão simples monitorar o seu consumo quando ele está nos alimentos. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos alerta que ‘alimentos flambados com álcool ainda retêm 75% do álcool adicionado na receita.’”

19. Batata chips

Se você quer algo crocante, experimente petiscos de cereais integrais ou vegetais como o aipo e a cenoura — pois as batatas chips irão secar a sua fonte da juventude interna rapidamente. “Consumir ácidos ricos em gordura trans estimula a interleucina 6 no corpo,” explica Hayim. Inter-o quê? “A interleucina 6 é um marcador da inflamação, associada ao envelhecimento. Além disso, os óleos usados na fritura, mesmo que sejam óleos vegetais, podem prejudicar a respiração celular e reduzir a imunidade no organismo.”

20. Pizza de pepperoni

Este delicioso alimento pode até fazer com que você se lembre de quando era jovem, mas faz exatamente o oposto com o seu corpo. “Os nitratos e outros compostos presentes nas carnes processadas, como o pepperoni, são conhecidos por sua ação pró-inflamatória. A inflamação faz com que o corpo envelheça de dentro para fora,” diz Bedwell. “Além disso, a gordura saturada presente nelas, envelhece o coração. Escolha pizzas sem carne — há muitas opções de sabores vegetarianos! — sempre que possível, ou faça você mesmo a pizza usando pepperoni feito sem nitratos ou nitritos.”

Eat This, Not That!
Por Perri O. Blumberg

Fonte:Yahoo Vida e Estilo International

Compartilhe

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS