Cruzeiro do Sul - Acre, quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Publicado em 25 de junho de 2015

Porto Walter comemora 23 anos de emancipação política

Dentre as festividades foi realizada a entrega de barcos aos produtores

Aniversário de porto walter desfile

Autoridades e convidados prestigiam desfile cívico

Porto Walter completa 23 anos e a prefeitura do município disponibiliza mais de 20 barcos aos seus produtores para que as produções sejam escoadas pela região. Para chegar à cidade é preciso se deslocar de barco pelo Rio Juruá, numa viagem que dura cerca de 4 horas. Para realizar transportes de mercadorias a viagem pode durar cerca de dois dias devido às embarcações serem maiores e mais pesadas.

O prefeito da cidade Zezinho Barbary, conta que em dois anos e seis meses foi possível realizar mudanças em todos os setores no município para que a dinâmica no dia a dia dos moradores se tornasse mais leve.

“Quando eu comecei tínhamos apenas uma unidade básica de saúde construída ainda quando Porto Walter era vila, hoje temos uma já atendendo e mais duas a serem inauguradas durante o ano. Nossas equipes fazem visitas no interior, e também a frequência dos médicos aumentou. Na educação, as crianças agora podem ficar o período normal na escola porque não falta mais merenda e as escolas são de boa estrutura. Nesses dois anos e seis meses de mandato recuperamos as escolas da zona urbana e incentivos foram dados aos professores”, conta.

Durante as festividades do 25 de Junho, em Porto Walter, políticos de outros municípios  foram prestigiar o aniversário da cidade. Romário Tavares, vereador em Cruzeiro do Sul, parabeniza os moradores do município pelo seu aniversário. “Hoje eu parabenizo os moradores pelos 23 anos de história do município que contribuíram trabalhando para o crescimento do município.”

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, conta que acompanhou o processo para que Porto Walter fosse registrado como município. Segundo ele, Porto Walter fez parte de sua história política.

“Deixei aqui plantado o meu umbigo. Acompanhei a história de Porto Walter, desde quando era vila até ser município. São 23 anos que esse município foi criado e ele se confunde com minha história político, por isso é gratificante comparecer nesse dia,” conta.

Cleidson Rocha, prefeito do município de Mâncio Lima, distante 35 km de Cruzeiro do Sul, destaca o amadurecimento de Porto Walter como cidade. Segundo ele o esforço de seus habitantes contribui para o seu crescimento.

“Vejo que a cidade amadureceu e continua amadurecendo, completando 23 anos e está ficando adulta através da energia de seus habitantes, principalmente. É possível notar o esforço do prefeito para o crescimento da cidade”, relata.

As festividades começaram dia 20 e só terminaram dia 25 com desfile cívico durante a manhã, onde escolas municipais e estaduais fizeram suas apresentações. Logo após o término do desfile, foi inaugurada a quadra coberta poliesportiva Celícia Bezerra dos Santos, homenagem feita à mais antiga moradora daquele bairro. Em seguida foi realizado um ato de entrega de barcos e canoas com motores às diversas comunidades ribeirinhas, que terão a finalidade de escoação da produção agrícola do município.

A grande atração pela parte da tarde foi uma partida de futebol disputada pelas seleções de Mâncio Lima e Porto Walter, onde Mâncio Lima levou a pior, sofrendo uma derreta de 4×1 para a seleção da casa.

O encerramento foi à noite, com uma grande festa ao som de uma banda vinda de Cruzeiro do Sul, organizada pela prefeitura na quadra Beira Rio, palco dos mais tradicionais eventos realizados em Porto Walter.

Confira galeria de fotos abaixo.

Tribuna do Juruá – Taís Nascimento

Compartilhe

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS