Cruzeiro do Sul - Acre, quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Publicado em 11 de outubro de 2011

Vereador denuncia governo por falta de assistência a universitários peruanos

De acordo com a denúncia do vereador, Romário Tavares do PSDB de Cruzeiro do Sul, universitários peruanos que estudam no Campus Floresta estariam ficando por algumas vezes, sem refeição e ainda teriam sido ameaçados por representantes do governo, para não relatar os problemas a quem consideram estranhos.

Mais uma vez as informações sobre a falta de assistência aos universitários peruanos que estudam no Campus da Ufac de Cruzeiro do Sul, voltaram a circular pela cidade. O grupo de estrangeiros faz parte do intercambio estudantil entre Brasil e Peru firmado no ano passado, entre os governos do Acre e do Departamento de Ucayali, cuja a capital é Pucalpa. Vários acrianos estão em Pucalpa e costumam elogiar o tratamento dispensado pelo governo de Jorge Velasquez.

Inconformados com o que chamam de descaso com os estudantes Peruanos, alguns acadêmicos brasileiros do curso de espanhol, procuraram novamente a imprensa e o vereador Romário Tavares para fazer denúncias.

Eles afirmam que os colegas estrangeiros estão se sentido intimidados pela falta de conhecimento com a região e temem revelar o que estão passando. Os acadêmicos brasileiros afirmaram que depois de denúncias divulgadas pelo Tribuna do Juruá há poucos meses, o tratamento do Governo e da Ufac melhorou, mas os problemas voltaram a se repetir.

O vereador Romário Tavares informou que os estudantes peruanos estariam ficando sem comer aos finais de semana e feriados. Romário disse que informou o problema para o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Elson Santiago pedindo que fossem tomadas providências.

O gabinete do vice-governador, César Messias, está responsável pelo atendimento aos universitários peruanos. Danilo Correia funcionário do gabinete, disse que a informação que chegou até a imprensa não é verdadeira, e que o governo do estado, através do gabinete do vice-governador, está dando todo o apoio necessário aos estudantes.

Correia garante que os acadêmicos peruanos estão se alimentando normalmente e o restaurante que fornece alimentação, entrega todos os dias de segunda a segunda, oito quentinhas, incluindo café da manhã com cardápio variado.

O funcionário também nega qualquer intimidação feita aos estrangeiros e explica que apenas o representante da Assembléia Legislativa enviado para conversar com eles após as denúncias, disse que quando houvesse reclamações que procurassem a superintendente do Campus e não o vereador.

www.tribunadojurua.com – Francisco Rocha

Compartilhe

    Comentários:

    1. metafísica disse:

      A reciprocidade tem que ser legítima.Onde está a hospitalidade do acreano tão afamada? Isto é apenas fantasia tido como propaganda enganosa? Se for verdade que vergonha para nós acreanos.

    2. MARCOS disse:

      Esse talzinho aí,chamado Danilo é um desinformado,pois estudo na Ufac e vejo a situação que é totalmente precária em relação a assistência dada aos alunos do Peru.São totalmente isolados e quanto a alimentação,aposto se o senhor Danilo e os demais responsáveis precisam esperar por “quentinhas”todos os dias?Segundo relatos dos estudantes brasileiros,lá o tratamento é totalmente diferente.Agora eu lhes pergunto senhores leitores,é justo ter no Acre pessoas tão irresponsáveis à ponto de envergonhar ainda mais este querido Estado BRASILEIRO?

    3. Sabiá disse:

      Essa dencuncia é pura políticage………… Concordo com dencuncia; porém, desde que envolva os dois lado da moeda. Então me apontem uma denuncia feita pelo Vereador Romário acusando o Prefeito Vagner Sales. E olha que há falhas na gestão do prefeito.

    4. Andrez disse:

      DEXA DE SER MENTIROSO DANILO, TEM VERGONHA DISSO NÃO É!! O PESSOAL DO PERU ESTÁ AQUI PASSANDO AS MAIORES DIFICULDADES, ATÉ CHEGARAM A IR PRA UFAC A PÉ E VOCE DIZENDO QUE O GOVERNO ESTÁ DANDO TODA ASSISTENCIA. DEVERIAM ERA TER VERGONHA NA CARA E TRABALAHR COM SERIEDADE!! ISSO É UMA PALHAÇADA E UMA VERGONHA PARA O ACRE!!! ESSE GOVERNO É UMA M… MESMO!!!

    5. Maria disse:

      Mais do que justa, a reclamação. Conheço pessoas que estão lá em Pucalpa, estudando e o tratamento que eles tem lá é extremamente cuidadoso. Só conhecendo e mesmo pra ver e saber como é. Sendo verdade ou não, fica aí o alerta para o governo ser mais esperto e cumprir com sua parte no acordo firmado com o governo peruano. Acredito que alguma falha há, porque se esses estudantes tivessem todo apoio e assistência não sairiam essas notícias. Se for verdade, é uma vergonha!

    6. de olho aberto disse:

      Bem pelo que posso observar pelos corredores da Ufac essa notícia não está de todo errada,pois a mim ja foram realizados vários pedidos de donativos para que o mesmo fosse entregue “aos alunos peruanos” agora não sei se realmente era necessária tal medida ja que o ascessor do vice-governador está tão seguro de que tudo anda na maior normalidade.
      Sendo assim tenho uma proposta poque o sr.Correa não toparia permanecer com os estudantes nacasa por um período de pelomenos um mês.
      Depois disso daria seu paracer, isso me parece uma alternativa saudável.

    7. vasconmorais disse:

      Isso ai Romario Parabens bota pro 12 bem merecido!

    8. Amanda disse:

      Vergonhoso é saber que politicos estao se aproveitando de alguns poucos estudantes peruanos que mal sabem falar o nosso idioma para pensar em queimar a imagem de uma figura politica. O cumulo do absurdo, esse é o Brasil, sempre um querendo derrubar o outro usando pessoas que nao tem nada a ver com a historia. Isso sim, é verdade.

    9. Alexandre disse:

      E agora vereador se mete nos problemas to estado né?
      Impressionante…

    10. gracinha disse:

      É admirável sua atitude vereador de denunciar o que não e certo, porém cuide primeiro da “sua” casa, verifique os absurdos que alguns sub prefeitos estão fazendo, exemplo o da comunidade do Pentecoste que só sabe perseguir os funcionários e queimar a imagem do prefeito. Procure apurar os fatos SE É QUE está preocupado com reeleição.

    11. faro apurado disse:

      Romario,Você como fiscal do povo,denuncia o sub prefeito do Pentecostes, que só vive perseguindo funcionários.queimando o prefeito, na ultima eleição o VAGNER foi unanimidade,vai lá e pergunta quem vota no Prefito Agora. O VAGNER sebe dessas coisas ?.

    12. THEREZINHA UFAC disse:

      PARABÉNS ROMARIO VC ACABA DE PERDER UM VOTO POLITICAGEM N DAR, E OS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO QUE TAMBÉM PASAM POR PROBLEMAS GRAVISSIMOS VC N VER ISSO? AH LEMBREI E O VAGNER O PREFEITO E VC É FARINHA DO MESMO SACO!!!!!!!

    13. 1046 disse:

      esse Romario e um comedia. vai se preocupar com as irregularidades do prefeito rapaz deixa de ser frocho.

    14. k de a.s. disse:

      Eu sou testemunha indireta do bom tratamento dos peruanos com os brasileiros que estudam em Pucalpa. Meu irmão está cursando medicina lá, e fala muito bem da hospitalidade tanto do governo quanto de seus colegas acadêmicos peruanos. Não sei se essa informação realmente procede, mas se ela for verídica, isso tem de ser corrigido, pois esse intercâmbio é muito importante para os para toda a sociedade,[governo e acadêmicos] de ambos os países.

    15. análista clinico disse:

      Romário vc deveria era se preocupar com um possivel aumento para os tecnicos de análises clinicas ja que vc tambem é um trabalha com agente e não faz nada pela nossa causa!!!!!!!1

    Deixe seu comentário

    Mensagem

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS