Cruzeiro do Sul - Acre, segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Publicado em 20 de janeiro de 2017

TCE-AC orienta gestores recém empossados no Juruá

ilderlei tce 02O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), conselheiro Valmir Ribeiro, esteve em Cruzeiro do Sul na manhã desta quinta-feira,19, onde participou do Seminário “Gestão Pública Municipal”, com o objetivo de orientar os gestores sobre as primeiras medidas que devem ser tomadas na gestão das Prefeituras e Câmaras Municipais. O evento foi realizado no auditório do Hotel Suamy e contou com a presença de prefeitos, vereadores, secretários e assessores, que integram a gestão nos cinco municípios da Regional do Vale do Juruá.

ilderlei tceParticipam ainda do Seminário os conselheiros Cristóvão Messias e Naluh Gouveia, o procurador do Ministério Público de Contas, Mário Sérgio, além de técnicos do TCE.

O momento foi para fazer esclarecimentos e tirar dúvidas, recorrentes em início da gestão.

Segundo Naluh Gouvêia, Conselheira do TCE-AC, praticamente todas as prefeituras acreanas apresentaram problemas em suas prestações de contas, referentes a 2016.

 Erros de ordem fiscal, contração de servidores além do permitido pela lei e iluminação pública estão entre os principais problemas detectados pelos Conselheiros.

No estado, durante a gestão passada, sete prefeitos tiveram problemas com a justiça por falta de informações ou falhas em suas prestações de contas, desses, quatro foram presos e três ficaram afastados de seus cargos.

“Vamos fazer pelo menos três encontros como este até o final do ano, em todo estado. Isso possibilita ao gestor ter mais conhecimento para aplicar na gestão pública. O foco principal repassado aqui será a lei de responsabilidade fiscal. Estamos colocando também o Tribunal de Contas do Estado, a disposição dos gestores 24 horas por dia, para que os mesmos tirem suas dúvidas. É preciso tomar bastante cuidado e ter atenção para não errar, isto, pode inclusive, levar prefeitos, secretários e vereadores para a prisão”, disse Valmir Ribeiro presidente do TCE-AC.

Ilderlei Cordeiro, prefeito de Cruzeiro do Sul, em seu discurso agradeceu a presença de colegas e também fez elogios a iniciativa do presidente Tribunal, Valmir Ribeiro.

Tribuna do Juruá

Compartilhe

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS