Cruzeiro do Sul - Acre, quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Publicado em 7 de maio de 2015

SENAC orienta alunos, servidores e comunidade sobre cuidados com portadores de necessidades especiais

apae senac 2Uma oficina ministrada por alunos do Curso de formação técnica em enfermagem, do Senac, teve encerramento na manhã desta quarta-feira (06) na unidade de APAE em Cruzeiro do Sul. Durante uma semana, os futuros profissionais em saúde, orientados por uma psicóloga,  passaram instruções para os servidores, pais e aos alunos da APAE, sobre os direitos e os cuidados que a sociedade deve ter com as pessoas com necessidades especiais. A mesma orientação foi realizada em algumas comunidades.

A atividade faz parte da grade de disciplinas para a formação de técnicos em enfermagem, na área de saúde mental. Serviu como aula prática para os alunos que estão encerrando o curso no final deste ano. Os cursitas tiveram a oportunidade de trocar experiências com um público que depende frequentemente da profissão que eles devem assumir logo após o processo de formação.

apae senac 1“Primeiro, serve para a complementação da capacitação aos alunos do curso, e, segundo, para que eles realizem aqui na APAE atividades de interação, de acessibilidade e outras, com os alunos e professores da APAE para que possam está sendo orientados e nós dos SENAC também estejamos aprendendo mais com esse público” – destacou a psicóloga Jaqueline Lorenzone, instrutora do Senac.

No período de oficina os alunos do SENAC abordaram os principais temas relacionados ao público excepcional. “Trabalhamos principalmente com o preconceito que, infelizmente, ainda existe para essas pessoas, mas que precisamos vencer essa barreira. Entre outros assuntos, trabalhamos também com acessibilidade que é um problema ainda muito presente na sociedade” – disse Lorezone.

apae senac 4“Tivemos nesse período uma experiência enriquecedora, pois nem todo mundo conhece a realidade dessas crianças. Então nós estamos aqui vendo de perto, entendo melhor para que possamos fazer nossa parte no que diz respeito a garantia dos direitos das pessoas especiais. Aprendemos muito” – afirmou a aluna do curso técnico em enfermagem -Ruberlene de Souza Silva.

Para a coordenadora de projetos da APAE, Carem Carvalho, a participação de outras instituições nas atividades, através de várias parcerias, tem sido fundamental para melhor a atenção paras crianças portadores de necessidades especiais em Cruzeiro do Sul. “Tanto o projeto APAE em Ação, quanto o projeto Oficinas de qualificação profissional, que são patrocinados pela Petrobrás, visam parceiras com toda sociedade. Desta forma estamos recebendo essa turma do Senac que vem para contribuir com esse processo de conscientização que aos poucos está sendo implementado na sociedade” – desatacou.

apae senac 5

Tribuna do Juruá

apae senac 6

apae senac 3

Compartilhe

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS