Cruzeiro do Sul - Acre, quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Publicado em 12 de março de 2014

Semana do Tribunal do Júri terá 13 julgamentos em Cruzeiro do Sul

A I Semana Nacional do Tribunal do Júri será realizada de 17 a 21 de março

justiçaAtravés de uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), acontecerá entre os dias 17 à 21 deste mês a I Semana Nacional do Tribunal do Júri. Serão realizados neste período 13 julgamentos de homicídio e tentativas de homicídio em Cruzeiro do Sul. O objetivo da semana de julgamentos é dar maior celeridade aos processos.

A meta estabelecida pela Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública é julgar em todo Brasil até outubro de 2014 todos os homicídios dolosos (aqueles em que se teve a intenção de matar) cuja as denúncias deram entrada até 2009. As tentativas de homicídios que deram entrada até essa data também estão inclusas nas metas.

tribunal do juriOs julgamentos acontecerão simultaneamente na sala do Júri da 1ª Vara Criminal, no Auditório da Cidade da Justiça e no Teatro Môa do Campus Floresta da Universidade Federal do Acre (Ufac). Os réus serão julgados pelos juízes DrºHugo Barboza, DrºJosé Wagner e DrªAna Paula Sabóia.

Os julgamentos serão abertos ao público, onde os expectadores passarão por revista com detector de metais, por questão de segurança, e será estipulada a entrada de maiores de 18 anos.

Dos julgamentos que acontecem no município, quatro são réus acusados de homicídios e nove serão julgados por tentativa. Desses, apenas quatro são de processos que deram entrada até 2009, os outros são réus presos, incluídos pela justiça na semana de julgamentos, para também terem seus processos julgados com maior celeridade.

A juíza da 1ª Vara Criminal, Drª Ana Paula Sabóia, acredita que com a meta estabelecida haverá uma redução no número de crimes.

dr ana paula saboia“Primeiro a importância é punir, segundo é um acerto com a sociedade que esta pessoa estará fazendo pelos crimes que cometeu, e a sociedade presenciará que não existe impunidade, e vendo isso terão noção de que as pessoas que cometerem crimes serão presas”, falou a juíza.

Em Cruzeiro do Sul os julgamentos contarão com o apoio da Ufac, do promotor e docente DrºIversson Bueno, do Tribunal de Justiça, da assessoria de comunicação do tribunal, da parte de informática, além do Ministério Público, Defensoria e dos servidores da 1ª Vara Cível e 1ª e 2ª Vara Criminal.

Tribuna do Juruá – Vanisia Nery

Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Mensagem

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS