Cruzeiro do Sul - Acre, terça-feira, 20 de novembro de 2018

Publicado em 17 de março de 2014

Secretaria Municipal de Saúde capacita profissionais no combate à dengue

Durante a manhã desta sexta-feira, 14, Cerca de 150 profissionais de saúde recebem capacitação na sede da Associação Comercial de Cruzeiro do Sul.

capacitaçãoDesde a confirmação dos primeiros casos de dengue em Cruzeiro do Sul, a Coordenação de Vigilância Epidemiológica desencadeou uma serie de ações que visam a prevenção e controle da doença.

O município de Cruzeiro do Sul assumiu o controle da Dengue no dia 1º de fevereiro, e de forma eficiente teve como primeira iniciativa a formação e capacitação de uma equipe de 40 agentes que fazem visitas diariamente nos bairros onde foram detectados os primeiros casos da doença no município.

A intenção da coordenação é evitar que a situação fique fora de controle. Outra importante ação desenvolvida ocorre nesta sexta-feira, 14. Uma capacitação de profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e agentes comunitários, que atuam nas unidades básicas de saúde, Hospital da Mulher e da criança e Pronto Socorro.

O enfermeiro Edir Clemente, Coordenador da Atenção Básica no município explica que Cruzeiro do Sul começou a passar por um problema sério de saúde pública que vai demandar principalmente dos profissionais da saúde um olhar diferenciado, quanto ao atendimento dos pacientes com suspeita de dengue e o acolhimento que deverá ser dado nesses casos.

“Nós estamos capacitando esses profissionais, através da Dr. Rita, infectologista do Pará, que está repassando qual é a conduta e fluxograma das unidades de saúde em relação aos usuários”.

Clemente explica ainda que o mais importante do atendimento será o acolhimento dos pacientes com suspeita de dengue. “O acolhimento é a parte mais importante. Como nós temos um quadro de malária também no município e os sintomas parecidos. Todo o paciente que chegar na unidade de saúde com um quadro de febre que já foi feito exame para malária e deu negativo, já deverá ser tratado com um caso suspeito de dengue”,finalizou.

Assessoria de Comunicação

Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Mensagem

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS