Cruzeiro do Sul - Acre, quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Publicado em 28 de julho de 2016

Secretaria de saúde investiga casos de H1N1em Cruzeiro do Sul

Pelo menos oito casos da gripe H1N1 considerados suspeitos estão sendo estão investigados pela secretaria municipal de saúde do município de Cruzeiro do Sul (AC). As autoridades de saúde já confirmaram um caso positivo, três aguardam resultados de exames, quatro foram descartados e uma grávida continua internada desde de domingo (23) no Hospital Materno Infantil do município com suspeita da doença.

De acordo com Edir Clemente, gestor da saúde, a paciente encontra-se em isolamento e não existe risco de contaminação de pessoas ou até mesmo da equipe de saúde que trabalha no local.

“Apesar da reclamação dos servidores por medo da contaminação, as chances de isso acontecer são mínimas ou inexistentes, ” explicou.

Ainda segundo Edir, o caso confirmado é considerado autóctone, ou seja, foi contraído aqui mesmo no município.

“Esse paciente não tinha histórico de viagem, o que leva a crer que a doença foi transmitida aqui mesmo no município, diferente de situações anteriores onde um morador de Cruzeiro do Sul veio a óbito por H1N1 ao retornar da cidade de Manaus (AM), ” relatou.

Edir explica que todos os esforços estão sendo tomados para que a doença não se prolifere ocasionado uma possível epidemia.

“É preciso que a população tome bastante cuidado com a prevenção. Para isso alguns hábitos devem ser adotados por todos, como: Lavar bem as mãos antes de se alimentar, usar álcool gel com frequência e evitar de levar as mãos até a região da boca. É importante ressaltar que o paciente ao sentir qualquer sintoma de gripe forte, principalmente com dificuldades para respirar, deve procurar o serviço básico de saúde imediatamente, ” esclareceu.

Atualmente o tratamento da gripe H1N1 é administrado via oral e tem duração de cinco dias. A medicação disponível na rede pública de saúde é o Tamiflu.

Tribuna do Juruá

Compartilhe

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS