Cruzeiro do Sul - Acre, domingo, 23 de setembro de 2018

Publicado em 31 de janeiro de 2017

Rio Juruá desaloja mais de 40 famílias

enchente mais 40 famílias 01Na manhã deste domingo,29, em Cruzeiro do Sul (AC) o rio Juruá mediu 13,84 metros, e já  desalojou cerca 40 famílias, nos bairros da Várzea, Lagoa, Cruzeirinho, Boca do Môa, Olivença e Miritizal. Mais de 120 homens da prefeitura, do exército e da Defesa Civil prestam assistência aos alagados.

Lagoa e Várzea estão entre áreas com maior número de casas atingidas e de desalojados. Nestas áreas, a água invadiu ruas e residências, moradores tiveram que transportar seus pertences, moveis, eletrodomésticos, entre outros, em pequenas canoas.

enchente mais 40 famílias 02Mesmo com o alerta da Defesa Civil, muita gente prefere permanecer dentro de suas casas tomadas pelas águas.

“Se a gente sair, quando voltar não encontra mais nada” disse o morador.

A Defesa Civil ainda registrou pedidos de ajuda de ribeirinhos do rio Moa, na Comunidade da Vila Assis Brasil, na região do Deracre. Estima-se que, naquela localidade dez famílias, aproximadamente 50 pessoas, já deixaram suas moradias e estão vivendo em uma creche, por conta da água.

Na mesma região, motoristas registraram pontos de alagamento na Rodovia AC 405, em direção aos municípios de Rodrigues Alves, Mâncio Lima. O rio transbordou e invadiu a pista, dificultando o transito de veículo.

Na BR 364, a preocupação é com rio Liberdade, lá o nível das águas não para de subir, há três dias, informou um morador e já atinge moradores.

“A prefeitura não tem medido esforços para oferecer e dar total apoio a essas pessoas que passam todos os anos por esse momento de aflição, tentando assim minimizar parte dos problemas”, disse o prefeito Ilderley Cordeiro, no facebook oficial da prefeitura de Cruzeiro do Sul.

Desalojados estão sendo levados para abrigos improvisados em escolas e também para casas alugadas pela prefeitura.

Segundo informações ainda não confirmadas, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderley Cordeiro,   estaria preparando um decreto de emergência por conta da situação.

Tribuna do Juruá

Compartilhe

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS