Cruzeiro do Sul - Acre, quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Publicado em 15 de fevereiro de 2014

Projeto da Prefeitura de Cruzeiro do Sul é Destaque Nacional

barco ribeirinho 2Ministério da Saúde implanta modelo de saúde atuante fluvial de Cruzeiro do Sul em outras regiões do país. A iniciativa pioneira é utilizada como estratégia para ampliar o acesso da população ribeirinha à saúde.

A premissa do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, de que a saúde tem que chegar cada vez mais perto da população, tem sido cumprida a risca pela prefeitura de Cruzeiro do Sul, que vem implantando o Sistema de Saúde mais ousado que Cruzeiro do Sul já viu.

barco ribeirinhoEm outubro de 2012, o modelo de atendimento ribeirinho adotado fez história a ponto de ser absorvido pelo Ministério da Saúde e agora ser referência nacional para outras regiões do país.

Focado nas dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores rurais, devido os longos anos de esquecimento, a prefeitura determinou a criação de uma equipe de saúde atuante fluvial que percorre os principais rios, levando atendimento em saúde a todas as comunidades ribeirinhas.

A equipe, hoje designada Unidade de Saúde da Família Fluvial, composta por médico, dentista, enfermeiro, microscopista, vacinadores, e técnicos de enfermagem num total de 15 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, além de farmácia completa, prestam os mais diversos tipos de atendimentos nos rios e igarapés pertencentes ao município de Cruzeiro do Sul.

unidade de saude da familiaDurante o atendimento que dura em média 15 dias, são oferecidos serviços em saúde como: extração dentaria consultas médicas, coleta de preventivos, exames pré-natal, testes de diabetes, curativos, inalação, vacinação, exames de malária, tuberculose, hanseníase e leishmaniose.

Segundo a coordenação do programa a cada atendimento é como se fosse uma festa nas comunidades atendidas. A população recebe a equipe com carinho e entusiasmo. Eles sabem a diferença que faz o atendimento recebido na porta de casa sem ter que se deslocar até a sede do município para fazer uma consulta médica ou outro tipo de atendimento em saúde, porque têm a certeza de que o atendimento vai chegar, no dia certo na comunidade programada.

Nos últimos 5 anos foram realizados um total de 69.595 atendimentos entre consultas clínicas e odontológicas, vacinação, consultas e atendimentos de enfermagem e exames de malária. Só em 2013 foram 6.862 atendimentos realizados pela saúde itinerante do município.

Para os profissionais que atentem no barco da saúde, este é um trabalho feito com amor. Além do atendimento, o vinculo proporciona a equipe uma grande amizade e aproximação com a população atendida. “Além de fazer o atendimento as pessoas confiam tanto na nossa equipe que elas nos veem não só como equipe de saúde, mas também fazem desabafos, buscam orientações e outros atendimentos de outras dos da saúde”, explica um dos funcionários.

O mais importante é que todo o atendimento que a equipe faz nos rios, se estende a eventuais atendimentos na cidade, nos casos de encaminhamento para Cruzeiro do Sul, até o retorno as comunidades.

Assessoria de Comunicação

Compartilhe

    Comentários:

    1. joca disse:

      seria muito interessante,outros municípios adotarem esse projeto nossos ribeirinho necessita muito desse tipo atendimento, passa ser algum vereador de minha cidade adote …

    2. Andé avelino disse:

      Amigos profissionais de saúde que formam a equipe itinerante no municipio de Cruzeiro do Sul NO ESTADO DO ACRE conhecendo as adversidades que existe na região,principalmente durante o inverno e como técnico de enfermagem só tenho que parabenizar por tal iniciativa que tornouse padrão nacional reconhecido por nossos irmãos ribeirinhos. que são acolhidos na hora da dor.

    3. angelitamaria-ac@hotmail.com disse:

      esse è o melhor prefeito que já administrou czs! se passou outro igual, ainda não tive conhecimento! parabéns pela sua grande preocupação com nos!

    Deixe seu comentário

    Mensagem

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS