Cruzeiro do Sul - Acre, segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Publicado em 24 de julho de 2013

Professores de CZS decidem voltar às aulas amanhã

greve capaDepois de uma prolongada e histórica assembléia, os trabalhadores em educação decidiram retornar às aulas amanhã. Com uma pequena diferença de apenas 13 votos, eles encerram o movimento sem conseguir, praticamente, nenhuma das pautas reivindicadas. A greve continua na Capital e demais municípios. Para alguns professores a categoria está dividida, enquanto a diretoria do Núcleo dos Trabalhadores em Educação (Sinteac) diz a decisão reafirma o “caráter democrático da entidade”.

Antes mesmo da assembléia realizada na manhã de hoje (24), alguns diretores de escola já haviam decidido o retorno às aulas. Em Rio Branco, depois da tentativa frustrada de uma assembléia na semana passada, o comando do movimento, capitaneado pelo Sinteac e Associação do Professores Licenciados (Sinplac), perdeu o comando da greve e apenas na sexta-feira tentarão fazer um novo encontro.

greve1Os grevistas reivindicavam um aumento linear e integral de 15%, reformulação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), equiparação salarial dos professores do quadro provisório com os professores do quadro efetivo, concurso para o provimento do quadro efetivo de professores e funcionários de escola, entre outros. “Pelo visto talvez apenas o concurso e o pagamento da VDP serão as conquistas alcançadas”, disse, revoltada, a professora Maria de Jesus Correia.

O presidente do Núcleo, Valdenízio Martins, afirmou que o sindicato vai continuar negociando. Vejam outras reivindicações que não foram atendidas: transformação da VDP em regência de classe; ampliação e aumento do número de vagas para o curso pró-funcionário; pagamento imediato das parcelas atrasadas da VDP para professores da zona rural e professores provisórios; a criação de uma política de investimento de formação continuada para professores e funcionários; a criação de uma comissão com representantes do sindicato, Secretaria de Educação e governo para discutirmos a problemática da saúde do trabalhador; e a reposição salarial da inflação.

Tribuna do Juruá – Jorge Natal

Compartilhe

    Comentários:

    1. FATIMA disse:

      parabens para os professores, que votaram a favor de voltar as aulas. vocês tiveram sabedoria e humildade e sensibilidade, voces seram recompensados por DEUS.

    2. araruta filho disse:

      Alguem me responda, para que nossos profssores pagam Sindicato, para que o mesmo serve, aguardo resposta convicente.

    3. mary disse:

      esse sindicato é muito esclerosado só pensa nos professores ,e cader que pensam nos pessoais de apoio ,olha só o décimo 4ºé para todos os funcionalismo publico as demais secretarias aceitaram para todos desde o pequeno ao mais alto nível e o sindicato de trabalhadores de educação o nosso ,só aceitou como premio para os professores ,que não tinha nada ver o décimo 4º era para todos coitadinhos de nos que somos apoio estamos na cozinha varrendo, lavando ,e sendo humilhados ainda não temos direito ,um direito que é nosso e por causa dos bonitinhos do sindicato ficamos sem esse direito será que só vale os votos dos professores e o nosso não,que ganhamos muito pouco e esse premio como eles usam inventaram é a VDP nada a ver é décimo 4º para todo o funcionalismo todas as secretarias ganham porque só nos da educação não ,nos de apoio e outros é uma eu ja me desfiliei
      não vale a pena vergonha

    4. Francisca Simão Barbosa disse:

      Minha minha reflexão é de muita tristeza. Jamais imaginei um dia ver professor e não autoridades competentes e eleitos pela maioria para zelarem seu pais fazer greve para que haja concurso público. Estamos tristes com todos os nossos representantes, Não queremos que os nossos representantes desacatem mas sensibilizem advogados que ocupam cargos de Secretário de Educação e médicos que ocupam cargos que representam a população de um estado á fazer o que eles deveriam. Cuidar da base de seu povo a Educação. tudo desacreditado todos desacreditados triste, muito triste. “Ser alfabetizado é ler a realidade refletir e agir sobre ela. ” Diz Paulo Freire. Então pense meus colegas se estamos nesse nível. Reunião convocada por esse SINTEAC. Nunca mais! Assembléia triste…a de ontem e mudará a história de uma classe.

    5. fabio disse:

      O QUE ADIANTOU ESSES DIAS TODOS PARADO PARA NADA ,MAIS UMA VEZ O SINDICADO DA EDUCAÇAO DEIXOU SER MANIPULADO PELO O GOVERNADOR DO ACRE,ENTAO O PREJUDICADO NISSO TUDO FOI MAIS UMA VEZ O ALUNO;;;E BRINCADEIRA ;;;TEM QUER TER ATITUDE SINTEAC,E NAO DEIXAR O SINDICADO SER DIVIDIR,NISSO TORNA QUE O SINDICADO NAO TEM ORGANIZAÇAO;;;VOLTARAM COM A CARA LISA ,ISSO E UMA VERGONHA PARA A CLASSES ;;;;;

    6. clicia disse:

      Quem disso que essa VDP vai sair agora? Coitadinhos desses professores!

    7. clicia disse:

      Quem disse foi o que quis dizer.

    8. Profª Luzinete disse:

      Humilhante msm é vermos uma categoria desunida e sem noção, nem parece que somos formadores de opiniões e de cidadaos críticos, para fazer a diferença na sociedade… Quando uma categoria decide lutar por seus direitos, e há o que vimos, uma distorçao total de opinioes, trabalhador contra trabalhador, uns lutando e outros viajando, se divertindo, fazendo mangofa, etc. Sendo q uma minoria se esforça… é claro q desta forma nunca teremos uma causa ganha… Só espero q realmente nossos alunos reconheçam que nossa volta foi nao pela derrota, mais pela responsabilidade para com eles e seus estudos…

    9. Profª Luzinete disse:

      … Só se for Deus msm amiga pq aqui na terra ta difícil…

    10. dúvida disse:

      Tudo bem, mas o que adianta esta greve?
      Agora, os alunos tem que pagar pela “sabedoria” dos professores.
      Isso é Brasil: Professor faz de conta que ensina e aluna faz de conta que aprende, e assim se forma a educação do Brasil, ou seja : Vamos ensinar a fazer greve.

    Deixe seu comentário

    Mensagem

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS