Cruzeiro do Sul - Acre, quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Publicado em 30 de abril de 2014

Prefeitura realiza Dia Nacional de Combate e Prevenção a Hipertensão Arterial

A doença atinge, em média, 25% da população brasileira.

pressãoA pressão alta ou hipertensão arterial (HAS) é um dos principais fatores de risco de mortes por doenças cardiovasculares, atingindo mais de 300 mil óbitos por ano. e acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), “O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é uma campanha de cunho nacional, cujo objetivo principal é educar a população quanto à importância da prevenção e cuidados com a pressão alta ou hipertensão.”

A pressão alta é um mal silencioso. A ausência de sintomas atrapalha o diagnóstico e ele, muitas vezes, só é feito quando há complicações. A melhor maneira de descobrir se é hipertenso é aferindo a pressão com regularidade de, no mínimo, uma vez por ano. A hipertensão ocorre quando a pressão arterial está acima do limite considerado normal. Ou seja, quando a máxima está em 120 e a mínima em 80 milímetros de mercúrio, conhecido popularmente como 12 por 8.

Cerca de 25% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e a 5% de crianças e adolescentes no Brasil sofrem com a doença.

Em Cruzeiro do Sul a prefeitura montou uma programação descentralizada para aumentar o alcance do atendimento oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde. De 25 a 30 de abril vários pontos de atendimento receberão as equipes da Secretaria que irão oferecer o seguinte atendimento: aferição de pressão arterial, cadastro de hipertensos e diabéticos, verificação de glicemia capilar, verificação de índice de massa corporal, acompanhamento com nutricionista e orientações com educadores físicos.

Foram atendidos no dia 25 a UBS Francisco Ary da Silveira, no dia 28 a UBS Abel Pinheiro, no dia 29 Avenida Coronel Mancio Lima e neste dia 30 o atendimento aconteceu na UBS Raimundo Celso Lima Verde.

Tribuna do Juruá

Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Mensagem

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS