Cruzeiro do Sul - Acre, segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Publicado em 18 de janeiro de 2017

Prefeitura de Cruzeiro do Sul vistoria comunidades atingidas por enchente

O prefeito em exercício Zequinha Lima, secretária de assistência social, secretario de saúde e defesa civil participaram da vistoria

enchente zquinha 03Em razão da enchente do Rio Juruá e Rio Môa, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria de Saúde, Defesa Civil Municipal e o prefeito em exercício, Zequinha Lima, realizaram no início desta manhã, uma vistoria nas comunidades atingidas pela alagação. A equipe visitou os bairros da Lagoa, Humaitá do Môa e Boca do Môa em busca de analisar a situação das famílias atingidas pela cheia. Esta situação é uma das preocupações do prefeito Ilderlei Cordeiro, que já autorizou a Secretaria de Assistência Social a tomar as medidas necessárias para minimizar os impactos da alagação.

enchente zquinha 04De acordo com a Secretária de Assistência Social, Keiliane Cordeiro, as equipes estão neste primeiro momento analisando os locais, para executar as ações conforme a necessidade. Durante a vistoria, foram identificadas 46 famílias, que o nível do rio já atingiu as residências.

“Nós viemos aqui conhecer a realidade das famílias e alertá-los de uma possível retirada, pois estamos com a previsão de que o rio continue enchendo, e os moradores já estão bem conscientes em relação à retirada”, explicou a secretária.

enchente zquinha 05Segundo Keliane Cordeiro, a secretaria está analisando as formas de alocar as famílias atingidas, caso o rio continue a elevar. A previsão inicial é oferecer aluguel social, mas se o número de famílias retiradas for maior que o esperado, será necessário construir um abrigo provisório, com o apoio e união de todas as secretarias. Ela enfatizou que o prefeito Ilderlei Cordeiro está em constante contato com as equipes envolvidas no atendimento às comunidades, na preocupação em oferecer o suporte necessário às famílias.

“Todos os dias o prefeito entra em contato conosco para saber a situação dos rios, das localidades que estão mais em risco, e está todo mundo ciente dos gastos necessários e dos investimentos que forem preciso ser feitos”, comentou.

enchente zquinha 01Para que as famílias sejam assistidas da melhor forma, é necessário o envolvimento de diversas secretarias e coordenações, desde obra, limpeza, defesa civil e secretaria de saúde. Na visita de segunda-feira, a secretaria de saúde realizou um diagnóstico situacional, analisando o número de pessoas atingidas. De acordo com o secretário municipal de saúde , Edir Clemente, é necessário intensificar as ações de saúde para prevenir doenças decorrentes da elevação das águas.

“Agora nossa intenção é trabalhar firme e forte nas ações de educação e saúde, nas ações de prevenção, até porque existem diversas doenças que podem aparecer, como as hepatites, leptospirose, doenças ocasionadas por animais peçonhentos, dentre outras. A Secretaria de saúde está preparada para agir, para atender bem essas pessoas”, explicou o secretário.

enchente zquinha 02Segundo o secretário, todas as unidades de saúde, da zona urbana e rural, já foram alertadas sobre o atendimento necessário a essas pessoas.

“Acabei de me reunir aqui com a Unidade de Saúde do Môa. Vamos emitir um sinal de alerta para todas as unidades, para que conheçam a maneira para trabalhar nessa situação. Esse sinal de alerta sai da Secretaria de Saúde para todas as unidades de saúde do município. Todas tem que estar preparadas para ate atender as pessoas da zona rural ou da zona urbana”, falou Clemente.

O prefeito em exercício, Zequinha Lima, que esteve presente na vistoria, reiterou que todos os cuidados necessários estão sendo tomados pelas secretarias municipais e equipes da prefeitura, sendo necessário estar sempre vigilante aos fenômenos da natureza.

“Estamos em um período invernoso, de muitas chuvas, e é natural que essa cheia prejudique algumas famílias. O prefeito Ilderlei já oficializou a defesa civil em Cruzeiro do Sul, que está muito atenta junto com o corpo de bombeiros. Nossa orientação é que todos os secretários acompanhem de perto essa situação das cheias dos rios para que possam dar resolutividade dos problemas. Estamos muito atentos para que esses problemas possam ser solucionados da melhor forma possível e essas pessoas não venham a ser penalizadas. A prefeitura já deu início às primeiras medidas voltado para as famílias atingidas, com a distribuição de água potável e hipoclorito de sódio”, finalizou o prefeito em exercício Zequinha Lima.

Compartilhe

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS