Cruzeiro do Sul - Acre, quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Publicado em 23 de abril de 2015

Prefeitura de Cruzeiro do Sul potencializa produção de banana

Novas mudas são geneticamente melhoradas e resistentes a praga da “Sigatoka Negra”

banana resistente a praga 1

Novas mudas sãoresistentes à praga Sigatoka

A Secretaria Municipal de Agricultura já distribuiu mais 2 mil mudas de bananeiras a produtores da Foz do Rio Valparaíso, no Alto Juruá. Ao todo, já foram introduzidas mais de dez mil mudas das novas variedades de bananeiras geneticamente melhoradas. Cachos da fruta produzida em áreas às margens dos rios chegam a pesar até 45 quilos. Segundo pesquisa da Embrapa ao público consumidor a nova espécie agrega mais qualidade e sabor a banana produzida na região.

Historicamente, o município de Cruzeiro do Sul produziu banana em larga escala e o produto sempre foi comercializado a preços bastante acessíveis. Mas, os bananais tradicionais, além de cansados pela falta de manejo ou orientação técnica, somados à praga da “Sigatoka Negra”, geraram a ausência do produto na mesa dos cruzeirenses e, consequentemente, para consumir a fruta era necessário desembolsar um valor muito superior ao normal.

banana resistente a praga 2

Em 2014 mais de 400 cachos foram trazidos para o mercado

Mas esta realidade mudou. Uma técnica desenvolvida em laboratório através da parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Agricultura e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) criou novas mudas de banana prata e maçã, que agregam além da alta resistência às pragas entre elas a da “Sigatoka Negra”, qualidade e melhorias na capacidade de produção.

Em sua quinta etapa de trabalhos e ações, a Secretaria Municipal de Agricultura ao todo, já foram introduzidas mais dez mil mudas de novas variedades de bananeiras. Os agricultores estão animados com a nova opção trazida pela Prefeitura. Os produtores estão esperançosos com novo momento que promete ainda mais melhoria na produção rural.

O prefeito Vagner Sales, destaca a importância da parceria que a Prefeitura tem com a Embrapa, para melhorar a vida dos produtores rurais e a qualidade da produção agrícola.  “A produção de banana sempre foi uma fonte de renda, principalmente para os moradores ribeirinhos, mas a situação estava ficando difícil com a praga se expandindo nos bananais. Graças a Deus, conseguimos essa parceria com a Embrapa. Tivemos a preocupação de mapear as áreas, distribuir as mudas e fazer o acompanhamento, e os resultados desse trabalho já é visto no comércio. Estamos investindo cada vez mais em novas técnicas para melhorar ainda mais a produção e assim tornar ainda mais acessível o produto a população”, finalizou Vagner Sales.

O mais importante nesse processo é o acompanhamento técnico da Secretaria Municipal de Agricultura que dá o suporte e o apoio aos produtores de banana. Segundo o técnico Chico Mauro tem toda uma logística que a Secretaria observa para iniciar a distribuição das mudas: “Esse trabalho já acontece desde o primeiro ano de gestão do prefeito Vagner Sales. Nós sempre fazemos a distribuição das mudas na época do final das chuvas e a conseqüente vazante das águas nas áreas ribeirinhas alagadas, já que a produção de banana se concentra no beiradão dos rios. Fazemos a distribuição e mantemos visitas periódicas pelo menos três vezes por ano, dando o acompanhamento e apoio técnico para que a produção se mantenha”, explicou.

OBS: De acordo com dados atualizados da Secretaria Municipal de Agricultura só em 2014, mais de 400 mil cachos de banana foram transportados e disponibilizados ao mercado consumidor de Cruzeiro do Sul e região.

Compartilhe

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS