Cruzeiro do Sul - Acre, terça-feira, 20 de novembro de 2018

Publicado em 31 de janeiro de 2017

Prefeito Ilderlei Cordeiro e Senador Gladson Cameli vistoriam bairros atingidos pela cheia

enchente Gladson e Ilderlei 01Acompanhado do Senador Gladson Cameli, da Secretária de Assistência Social, Keiliane Cordeiro, e do chefe da Defesa Civil, Tenente Lima, o Prefeito Ilderlei Cordeiro percorreu na tarde desta segunda-feira, 23, os bairros atingidos pela enchente do Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul (AC). A equipe vistoriou as residências localizadas nas áreas atingidas pela alagação e realizaram um monitoramento da situação das famílias desses locais.

O prefeito Ilderlei e a equipe iniciaram a vistoria pelo bairro da Lagoa, e seguiram pelo Cruzeirinho e Várzea. Até o momento, quatro famílias já foram retiradas de suas casas, e receberam total assistência da prefeitura, por meio do aluguel social. O nível do Rio Juruá atingia na tarde de segunda-feira a marca de 12,83 metros, 17cm abaixo da cota de transbordamento.

enchente Gladson e Ilderlei 02De acordo com o chefe da defesa civil municipal, Tenente Lima, apesar do Juruá apresentar vazante é necessário um monitoramento constante, pois a qualquer momento as águas podem voltar a subir devido às mudanças climáticas. “Estamos monitorando todas as subidas dos rios, não só o Juruá, como Môa e o Liberdade. Estamos acompanhando as famílias que podem ser atingidas e já com um local definido, se for preciso, para um plano de emergência junto com todas”, explicou.

O senador Gladson Cameli, aproveitou o recesso parlamentar para acompanhar de perto a realidade das famílias atingidas pela cheia. O senador garantiu que levará a demanda apresentada pelo prefeito Ilderlei Cordeiro para o Ministério da Integração, e buscará recursos para o município.  “Nós sabemos que esse é um problema da natureza, que todo ano se repete, e nós temos que vencer. Estamos acompanhando de perto, sentindo na pele, e não tenho dúvida de que vamos conseguir recursos dos ministérios. Nós sabemos que temos dois problemas, que é a possibilidade do rio voltar a encher ou vazar, e quando vaza aparecem os danos causados pela enchente. Temos que já estar preparados em Brasília, e aproveitar o tempo imediato para vencer os danos”, destacou o senador.

A preocupação de Ilderlei Cordeiro é oferecer os cuidados necessários a todas as famílias atingidas pela enchente através da ação Social, secretaria de saúde, coordenadoria da defesa civil, secretaria de obras e todas as outras instituições do município. “No momento de maior pico da enchente do rio eu estava em viagem oficial em busca de recursos para o nosso município, e quando cheguei agora vim ver como estava esse monitoramento, como estão às famílias, e aproveitar o momento que nosso Senador Gladson Cameli está aqui, e fiz o convite a ele para vir ver a realidade da nossa população e das parcerias que queremos fazer para trazer recursos para ajudar o povo tão querido da nossa cidade”, enfatizou Cordeiro.

Todos os dias o prefeito acompanha o relatório feito pela defesa civil municipal, que realiza vistoria nas áreas atingidas. “Estamos fazendo nossa parte, buscando condições para dar resposta necessária para que o povo não fique desamparado. Se aumentar a cota do rio estamos prontos com as ações necessárias para retirada das famílias e colocar em casas alternativas para que possam estar sempre bem cuidadas e abrigadas”, finalizou.

Assessoria de Comunicação

Compartilhe

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS