Cruzeiro do Sul - Acre, segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Publicado em 9 de julho de 2013

Pista de skate na Avenida Mâncio Lima oferece risco para esportistas radicais

Desde que foi inaugurada a pista nunca passou por manutenção

pista de skate 2Adrenalina, equilíbrio, coordenação e radicalidade fazem parte das emoções sentidas pelos praticantes do skate. O skate é uma paixão insaciável para os jovens que fizeram dessa sua opção de esporte. Infelizmente os skatistas de Cruzeiro do Sul enfrentam um dilema para praticar suas manobras devido à insegurança da pista situada na Avenida Mâncio Lima.

A pista de skate inaugura em setembro de 2006, atualmente encontra-se em estado de precariedade com muitos buracos, rachaduras e partes quebradas. A única recuperação que existiu no local foi realizada pelos próprios skatistas que compraram cimento e rebocaram alguns buracos. Muitos jovens sem outra opção acabam se arriscando e fazendo manobras no lugar.

pista de skate 3Deslizar nos canos e dropar nas rampas se torna um desafio ainda maior na pista da Avenida Mâncio Lima. Para o skatista Adenir Silva, que pratica o esporte há sete anos, o skate é um preenchimento para o corpo, que faz as pessoas não conseguirem ficar longe das pistas devido à sensação de liberdade proporcionada.

“Tem outra pista lá na Praça da Juventude, mas fica muito longe daqui, aqui na Avenida é um ponto Central onde nós nos reunimos, andamos de skate, seria essencial a recuperação desse local, o skate preenche o corpo da gente”, relatou.

Para praticar o skatismo com segurança é preciso ter uma pista lisa e sem aderências. Além dos buracos e rachaduras encontradas na principal pista de Cruzeiro do Sul, outro problema encontrado pelos adeptos do skate é a falta de iluminação no local.

“A gente se arrisca muitas vezes ligando esses fios, o pessoal vem limpar aqui e acaba cortando os fios de energia que são subterrâneos, além dos postes estarem todos virados, sem ter como funcionar”, disse Adenir.

O atleta ainda relatou  que a pista já foi palco de torneios e campeonatos,  mas agora teme pelo fim do local.

Origem do Skate

 O skate surgiu nos anos 60, na Califórnia, Estados Unidos. Ele foi inventado por surfistas como uma brincadeira para os dias em que o mar estava sem ondas. Eles juntaram as rodinhas dos patins com um shape, e criaram, assim, o skate. Apesar do equipamento precário, o esporte conquistou logo os jovens. Em 1965 foram fabricados os primeiros skates, juntamente com a organização dos primeiros campeonatos. Nos anos 90, o esporte se consolidou e surgiu o maior skatista de todos os tempos, o norte-americano Tony Hawk.

O primeiro skatista nipo-brasileiro a chegar ao Brasil foi Jun Hashimoto em 1975, o mesmo abriu as portas para três gerações de descendentes japoneses no skate. Nomes importantes como o skatista brasileiro Lincoln Ueda.

Tribuna do Juruá – Vanísia Nery

Compartilhe

    Comentários:

    1. MARICELIO disse:

      ANDAR DE SKATE É REALMENTE INCRÍVEL… É ONDE DEIXO TODO O STRESS DO DIA-A-DIA… E A SENSAÇÃO DE LIBERDADE QUE SE TEM… NOSSA!!! É INEXPLICÁVEL… ESSA PISTA TEM QUE SER RESTAURADA, E COM UM MATERIAL MELHOR, MAIS ADEQUADO… O ESPORTE MUDA A VIDA DE MUITAS PESSOAS, TIRA DAS DROGAS E DA CRIMINALIDADE.

      MARICELIO GOMEZ (23 ANOS, SKATISTA, CZS, AC)

    2. Uilton Sarah disse:

      Só precisamos de uma pista mais adequada!!
      isso também é sport, é vida !

      Uilton Sarah (21 Anos,Skatista,czs,ac)

    3. Ney Sales disse:

      Essa pista de skate já tem um história grande pois já tem 6 anos de q foi inaugurada e nunca teve reforma por parte do governo, muitas vzs os skatistas tiveram q tirar dinheiro do bolso pra poder fazer pequenas reformas e tentar manter a pista em pé mas nunca com boa qualidade, sempre procuramos apoio mas dificilmente temos, e o mais importante a pista foi construída com material de péssima qualidade com o famoso cimento queimado que no caso não deveria ser utlizado numa obras dessas já que a maioria das pistas de skates do Brasil são construidas com GRANILITI q é um tipo de piso mais apropriado pra praticar do esporte. Fica a dica pros novos engenheiros de pistas.

    Deixe seu comentário

    Mensagem

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS