Cruzeiro do Sul - Acre, sábado, 22 de setembro de 2018

Publicado em 19 de abril de 2014

Oficina de Musicalização é finalizada com construção de mais de 40 instrumentos musicais

instrumentos oficina 2Mais de 40 instrumentos musicais foram confeccionados por 20 alunos da Escola de Ensino Médio Craveiro Costa, em Cruzeiro do Sul (AC) . Os estudantes construíram os instrumentos durante a Oficina de Musicalização oferecida pelo Festival de Teatro Brasileiro (FTB), que teve duração 40h , executada durante cinco dias.

O trabalho foi árduo para conseguir obter o resultado final. Foram feitos instrumentos musicais de percussão utilizando madeira e papel como principal matéria prima.

“Foi muito bom aprender as técnicas durante essa oficina, foi muito proveitoso, agora poderemos inclusive usar esses instrumentos nas atividades desenvolvidas aqui na escola, pois eles agora são nossos, fomos nós que fizemos, estou muito satisfeito”, contou Talisson Souza.

finalização oficinaObjetos como garrafas plásticas, papelão, radiografias, couro e peles sintéticas também foram utilizados na construção dos instrumentos de marcação, típicos de blocos afros de Salvador (BA), como: surdos com três tipos de dimensões, bacurins, repiques, timbales, pandeiros e algumas criações próprias da oficina como curingas e chocalhos utilizando garrafas plásticas.

A proposta  do projeto é levar  cultura, trabalhar em prol do meio ambiente e também da  educação.

“A oficina foi ótima, um resultado de um trabalho que nós já vínhamos fazendo pelo Brasil, junto com o professor Ives Quaglia, que é o criador dessa história da banda de papel. Essa é uma forma de desenvolver o lado artístico e cultural do estado. Foi ótimo realizar essa oficina aqui, os alunos foram muito dedicados, muito produtivo. Eles agora poderão criar seus próprios instrumentos”, falou o artista plástico e educador Zeca Araújo.

instrumentos oficina 1Neste sábado (19) os alunos devem iniciar a segunda parte da oficina de musicalização, onde receberam os conhecimentos musicais de toque, aprendendo a utilizar o material produzido. Festival será finalizado no município com a apresentação dos grupos vindos da Bahia, nos dias 24 e 25 deste mês. A realização do festival é do governo federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), com o patrocínio da Petrobras.

Tribuna do Juruá – Assessoria FTB

Compartilhe

    Comentários:

    1. Ana Claudia Portes Montes disse:

      Gostaria de saber como faço para participar dos cursos de musicalização ou saber quando serão realizados para que eu possa entrar em contato. Amo demais música e interesso-me muito na construção de instrumentos musicais.

    Deixe seu comentário

    Mensagem

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS