Cruzeiro do Sul - Acre, segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Publicado em 13 de maio de 2015

Número de vacinados foi abaixo das expectativas no Dia “D” Campanha contra a gripe

Mesmo com todas as unidades de saúde do município de portas abertas durante a manhã e pela tarde do último sábado (09), dia de mobilização nacional da Campanha contra a gripe, a quantidade pessoas que compareceram para se imunizar ficou muito abaixo das metas da Secretaria Municipal de Saúde. O município trabalha com o objetivo de vacinar cerca de 18 mil pessoas e no dia “D” foram imunizadas apenas 2,4 mil.

Mais de 130 servidores da Secretaria de Saúde foram mobilizados para receber o público indicado pelo Ministério da Saúde para tomar vacina. Além das unidades de saúde, foram instalados pontos alternativos de vacinação nos locais de maior movimentação de pessoas nos dias sábado. Um desses pontos foi montado no centro da cidade onde uma equipe de técnicos ficou de prontidão para receber o público que foi ao centro para fazer a feira.

No entanto, a visita aos postos de vacinação não foi como a Secretaria esperava. “Nosso objetivo era vacinar uma quantidade bem maior de pessoas e estávamos preparados para isso, mas, infelizmente, o público alvo não compareceu como a gente acreditava” – disse Janaína Negreiros, coordenadora do Programa de Imunização do município.

Para atingir as metas do Ministério da Saúde, a secretaria vai manter as unidades básicas de saúde com vacinas para atender o público durante todos os dias úteis. A campanha se encerra no dia 22 deste e até lá as equipes de vacinação vão realizar diligencias para imunizar também os moradores da zona rural.

Devem receber a dose crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional. Também serão imunizadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais. Neste caso é preciso levar também uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose.

Tribuna do Juruá

Compartilhe

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS