Cruzeiro do Sul - Acre, sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Publicado em 28 de setembro de 2011

Ao completar 107 anos, Cruzeiro do Sul ganha Unidade do Sistema Indústria

Parceria com a Prefeitura foi fundamental. Implantação era uma das metas da administração do prefeito, Vagner Sales.

Autoridades, estudantes, empresários, profissionais da indústria e comércio, participaram do ato que marcou a inauguração da Unidade Integrada do Sistema Indústria SESI/SENAI no município de Cruzeiro do Sul, na manhã de quarta-feira, 28 de setembro, dia do aniversário da cidade.

A obra levou apenas um ano para ser concluída. O moderno prédio foi erguido numa área nobre da cidade medindo 11.200 m², doada pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul, com a aprovação da Câmara de Vereadores.

Nas novas instalações estão incluídas 6 salas de aula, espaços administrativos e laboratórios para áreas de construção civil, eletroeletrônica, marcenaria, mecânica automotiva e alimentação. Cursos nessas áreas já são oferecidos em Cruzeiro do Sul e terão suas ofertas ampliadas a partir de agora. A meta é formar mil alunos anualmente. Atualmente, o SESI conta com 280 alunos nos cursos do Pré-Enem e 10 turmas de alfabetização e de 1ª a 4ª série.

A unidade foi batizada de “Francisco José da Silva Loureiro – Jota”, em memória ao empresário e líder sindical de Rio Branco, que se dedicou ao fortalecimento do associativismo industrial no Estado. O sindicalista morreu este ano, após ser vencido por um câncer. Na solenidade, ele foi representado pela filha de 12 anos, Lorena Loureiro, que não conseguiu controlar a emoção, ao ler uma homenagem, fazendo com que boa parte da platéia viesse às lágrimas.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é uma instituição privada de interesse público, sem fins lucrativos cujo objetivo é ministrar cursos de formação profissional de aprendizagem industrial. Já a função do SESI (Serviço Social da Indústria) é a prestação de serviços sociais de saúde, educação, lazer, cultura, alimentação e de promoção da cidadania, visando à melhoria da qualidade de vida do trabalhador da indústria e sua família.

Sonho realizado

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, lembrou que uma das metas de sua administração era trazer de forma definitiva o sistema indústria para Cruzeiro do Sul. Ao entrar em contato com a então diretora regional do SENAI, Solange Chalub, ela se mostrou surpresa porque o SENAI até tentava, mas esbarrava na falta de interesse de outras administrações para fazer um trabalho em conjunto.

De imediato, a Prefeitura disponibilizou o Centro Comunitário do Bairro Copacabana e cursos em diversas áreas começaram a ser oferecidos, numa parceria que envolveu também o 61º BIS.

Em seguida foi manifestado o interesse da Federação das Indústrias do Acre (FIEAC) de construir a unidade integrada SESI/SENAI em Cruzeiro do Sul. “Perguntaram se agente podia doar uma área de terra, lembrei desse terreno aqui no Bairro do Gião que é uma área nobre da cidade. Enviamos um projeto para Câmara de Vereadores e eles de imediato aprovaram a doação. Demos um prazo de dois anos para o início da construção, caso contrário o terreno voltaria para o município, e graças a Deus estamos recebendo hoje no aniversário da cidade, esse presente maravilhoso”, disse entusiasmado, Vagner Sales.

“Cruzeiro do Sul entra em um momento de desenvolvimento e concorrência com a ligação terrestre por meio da BR-364. Essa unidade integrada chega num momento oportuno para preparar nossos jovens”, completa o prefeito, ao lembrar que a Prefeitura vai pedir a Câmara de Vereadores, que aprove a doação de mais uma área de terra já prevendo uma ampliação da unidade.

O presidente da FIEAC, Carlos Sasai considera Cruzeiro do Sul como o município mais próspero do Acre. “Com essa ligação da BR-364 novas oportunidades vão surgir, novos negócios. Nós estamos casando todas essas questões e preparando os jovens, porque a exigência será cada vez maior por mão de obra qualificada. Essa parceria com a Prefeitura foi fundamental para a nossa presença definitiva aqui”, afirmou.

Além de doar a área de terra, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul também pavimentou a via de acesso à unidade. Somente a beleza física da nova unidade já é suficiente para atrair o interesse dos jovens que ainda buscam definir sua melhor vocação profissional. “É um espaço muito grande e bonito e muitos cursos serão oferecidos. Se a gente quiser crescer na vida tem que se preparar buscando a qualificação para o mercado de trabalho”, comentou Valéria Miranda, estudante do ensino médio, presente na solenidade.

Também marcaram presença na inauguração, o ex-presidente da FIEAC, João Francisco Salomão, o diretor regional do SENAI, César Dotto, o secretário estadual de indústria e comércio, Edvaldo Magalhães, Gisélia Bezerra superintendente do SESI/AC, deputado federal, Flaviano Melo, deputado estadual, Chagas Romão e o presidente da Associação Comercial do Alto Juruá, Marcos Vinício.

Assessoria Prefeitura/Cruzeiro do Sul

Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Mensagem

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS