Cruzeiro do Sul - Acre, quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Publicado em 27 de novembro de 2012

Muito além de educar: Projeto “Apae em Ação” encerra atividades com excelente resultado

A iniciativa apoiada pelo Programa Petrobras Desenvolvimento  & Cidadania teve início em janeiro de 2011. Em dezembro próximo fecha o cronograma de atividades com saldo positivo, na linha programática de garantia de Direitos da Criança e do Adolescente com deficiência.

Incluir socialmente crianças e adolescentes com deficiência intelectual e múltipla, em situação vulnerável no município de Cruzeiro do Sul não é tarefa fácil, mas há 15 anos a Apae no município, vem quebrando barreiras e construindo novos paradigmas em sociedade.

Com o objetivo primeiro de melhorar as condições de atendimentos às crianças e adolescentes com necessidades especiais e familiares, visando incluí-los nos programas sociais básicos de educação e saúde, a instituição ao longo dos anos se consolida através do comprometimento com o bem estar de seus associados.

As ações ganharam ainda mais notoriedade e um salto qualitativo depois da parceria firmada com o Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, que visa promover a transformação social e a redução das desigualdades nas comunidades mais excluídas.

As ações patrocinadas pela instituição aos “apaeanos” de Cruzeiro do Sul trouxeram mais visibilidade e o reconhecimento da importância do trabalho desenvolvido, além de abrir um leque de outros possíveis patrocinadores.

Através do projeto desenvolvido foi possível incluir mais de 200 crianças e adolescentes com deficiência no sistema básico de saúde e educação, através dos programas de atividades complementares, Núcleo de Atendimento à Família e pela equipe multiprofissional.

Outra grande conquista através da parceria, de acordo com a presidente da Apae, Maria Uvilene Correia da Costa, foi a ambientação  e manutenção de salas Ambientes Temáticas – SATs.

“No contraturno escolar oferecemos às crianças, também, as SATs de Saúde e Meio Ambiente, de Jogos, de Diversidade Cultural, de Artes, de Leitura e até de Artes Cênicas que estimulam nossos estudantes em seu desenvolvimento global, por meio das mais variadas atividades educacionais e lúdicas. Aqui os associados têm acesso a tudo, e principalmente a condições de melhorar a condição física, com atendimentos fisioterápicos, fonoaudiológicos e Psicossociais”, disse.

Tantas mudanças benéficas ao desenvolvimento de crianças especiais,  que na maioria das vezes vivem à margem da sociedade e, até mesmo excluída do próprio convívio social e familiar, enche os olhos e o coração da grande precursora da iniciativa no município, Carem Carvalho.

“Depois que conseguimos as parcerias com outras instituições, a qualidade do serviço realizado é superior perante a opinião pública, causando impacto diretamente na estrutura familiar dos alunos matriculados. Relatos de mães que escondiam seus filhos, renegando-os em quartos escuros, depois do acesso à instituição, possibilitou um novo olhar diante da vida, elevando a autoestima, sentindo-se valorizada pelo que ela é, trazendo melhorias na reconstrução do vínculo afetivo principalmente”, relatou.

A parceria com o Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania está encerrando no mês de dezembro com um reflexo social incontestável no fortalecimento e execução das ações da Apae no município de modo fundamental, proporcionando melhorias significativas  e reconhecidas através do prêmio de Excelência Social, por divulgar verdadeiramente o sentido primeiro de preservar a vida e o bem estar de crianças e adolescentes com necessidade especiais.

Agora é ficar na torcida pela renovação do contrato, este muito mais que vínculos financeiros, mas uma ponte mediadora de laços eternos de dignidade e cidadania dos beneficiados no processo de inclusão e transformação do meio social.

Tribuna do Juruá – Dayana Maia

Compartilhe

    Comentários:

    1. hoeima disse:

      O mundo está nas mãos daqueles que têm a coragem de sonhar e de correr atrás dos seus objetivos e isso a família apaeana tem.

    2. Railson disse:

      Parabéns, os atores responsaveis desse sucesso dessa instituição, resgata a vida e o alta estima dessas crinças, devolvento a vida e a relação de convivio com outras crianças, nas atividades motoras. que essa APAE, eu conheço é exemplo de compromisso e carinho para essas pessoas que tanto precisa!!!! parabéns a familia APAE de cruzeiro do sul.

    Deixe seu comentário

    Mensagem

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS