Cruzeiro do Sul - Acre, sábado, 22 de setembro de 2018

Publicado em 17 de janeiro de 2017

Môa trasborda e também ameaça desabrigar famílias em Cruzeiro do Sul

môa transborda 01A acompanhando o nível das águas do Rio Juruá, que na manhã desta segunda-feira, 16, mediu 13, 18 metros e já desabrigou treze pessoas de duas famílias, o afluente Môa, também já ameaça invadir 46 residências na Comunidade da Vila Assis Brasil, zona rural de Cruzeiro do Sul. No local, mais de dez famílias já abandonaram suas casas e estão morando com parentes ou familiares, nas imediações.

A prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da secretaria de assistência social e de saúde, mantém equipes de prontidão em casos de remoção de famílias ou emergência médica.

môa transborda 02Estima-se que mais de 240 pessoas estão sob ameaça de terem suas casas invadidas pelas águas do rio Môa. Além disso, muita gente prefere ficar em suas habitações, devido a ação de criminosos e de vândalos.

“O medo é de sermos roubados”, disse um morador.

O agricultor Israel da Silva, de 43 anos, teve toda sua horta alagada. Ele conta que prejuízo pode chagar a R$ 5 mil, na plantação de couve, alface entre outros legumes e verduras.

“Foi tudo perdido, o que sobrou vai morrer devido a quantidade água já acumulada entre os adubos”, relatou.

môa transborda 03Na casa do seu José dos Santos, de 54 anos, mais conhecido por “Baxim” falta pouco mais de 10 centímetros para a água invadir sua residência. Ele teve que alojar seus animais dentro da residência.

“Se deixar soltos, morre tudo afogado. O perigo também existe por conta de cobras e jacarés”, contou.

Por conta da situação, a Unidade Básica de Saúde ficará de prontidão para atender os ribeirinhos. Uma Creche municipal também está sendo preparada, caso alguma família solicite ajuda ou remoção.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a previsão é de mais chuvas para os próximos dias. Sendo assim, o nível do Rio Juruá e de seus afluentes, tendem a aumentar gradativamente, o que já preocupa as autoridades.

Tribuna do Juruá – Dejalcimar Rogério

 

Compartilhe

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS