Cruzeiro do Sul - Acre, quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Publicado em 12 de março de 2014

Melhorias no transporte são reivindicadas por acadêmicos durante sessão extraordinária na Câmara de Cruzeiro do Sul

Durante a reunião o proprietário das empresas de ônibus anunciou que retirará a linha para Ufac e Ifac

camara e academicosA reivindicação dos acadêmicos da Universidade Federal do Acre, do Campus Floresta em Cruzeiro do Sul é antiga. Os estudantes reclamam da falta de horários regulares para circulação dos coletivos e ainda da superlotação nos horários de pico. Neste ano o problema se estende também para os alunos do Ifac, que mudaram às instalações para mesma região da Ufac. Com base nessa problemática foi realizada uma reunião na Câmara de Vereadores para debater sobre o assunto.

academicos transporte “A principal dificuldade que encontramos hoje é chegar na universidade, um dos nossos principais problemas é o acesso até as instituições de ensino. Nós nos reunimos, para que possamos sair daqui com algo definido”, falou o aluno  José Francisco Nunes, acadêmico da Ufac

Participaram da reunião os vereadores e oposição e situação, representante da empresa de ônibus, representante da vans e ainda taxistas. Durante a reunião o proprietário da empresa que realiza o transporte para Universidade, Ademar Colombo, anunciou que retirará o transporte do local por não obter resultados positivos.

ademar colombo“Está sendo inviável para nós. Nós puxamos alunos à R$1,25 a passagem, e também é pouco, a distância é longa, a manutenção, o preço do combustível, e não tem incentivo de nada e fica inviável”, declarou.

No Ifac os problemas se estendem além do transporte para alimentação. Como trata-se de alunos do ensino médio, através da modalidade técnico, a lei estabelece que alimentação e transporte sejam gratuitos.

erisson acadmeico ifac“Nós não temos nenhum benefícios desses, e nós como alunos do ensino médio temos direito, mas não sabemos que é o responsável. Como é uma instituição federal não sabemos se é o governo federal o responsável, se vem do estado recursos ou municipal. Alguns alunos já chegaram até a desistir por não ter dinheiro para pagar a alimentação”, explicou o estudante Erisson Diniz, do ensino técnico do Ifac.

reunião transporteO presidente da câmara de vereadores, Romário Tavares, garantiu que junto aos outros parlamentares buscaram uma possível solução pra os problemas apresentados pela classe estudantil.

“Essa é uma situação delicada, o transporte público no município de Cruzeiro do Sul. Hoje nós recebemos aqui os estudantes, os representantes do transporte, e partir dessa reunião nós vamos levar ao conhecimento do prefeito, e é claro que depois ao governo do estado, mas agora precisamos resolver isso de uma forma mais enérgica, mas garanto que o parlamento fará sua parte”, disse o presidente da câmara Romário Tavares.

Tribuna do Juruá – Vanísia Nery

Compartilhe

    Comentários:

    1. Raimundo nonato disse:

      agora tudo vai da cento, ai não nem pessoa que não saiba da luta dos aluno de cruzeiro do sul.os politico estão nas eleição de 2014 transporte é com prefeitura. só tem p/ candidato?

    2. Renato disse:

      Gostaria de saber o que tem haver merenda e transporte para estudar. Pra quem quer estudar não ver esse tipo de dificuldade, ver solução. Certo .

    3. Gustavo disse:

      Deixa eu ver se entendi. Se o aluno quiser estudar e morar no Remanso ele tem que ir a pé até a Boca da Alemanha porque vc acha que ele não precisa de transporte? E a comida? Ele vai viver de luz? Vi alunos da UFAC que esperavam as pessoas terminarem de almoçar para irem pegar os restos. Agora tem almoço a 2 reais pra aluno. Ah, mas eu vou mandar tirar porque vc acha que não é necessário! Aí só falta vc dizer pro cara ir trabalhar, beleza, mas o tempo que ele gastar trabalhando ele deixa de estudar e as notas caem. Aí saem profissionais mal formados com notas baixas porque tiveram que trabalhar enquanto estudavam. E vcs vão querer por a culpa na UFAC. Rapaz, vc tem direito a opinar sobre o que quiser, mas procure se informar antes, pois opinião sem argumentos eu peço pra uma criança de 4 anos. E eu espero que não seja o seu caso.

    Deixe seu comentário

    Mensagem

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS