Cruzeiro do Sul - Acre, quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Publicado em 22 de novembro de 2011

MEC vai intervir em faculdade IEVAL de Cruzeiro do Sul por baixa qualidade no ensino

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta terça-feira (22) no Diário Oficial da União (DOC) portaria que determina punição a 70 instituições de ensino superior que obtiveram desempenho insatisfatório nas últimas três edições do Índice Geral de Cursos (IGC), que varia de um a cinco, sendo que os conceitos um e dois são considerados insatisfatórios na qualidade do ensino.

No Acre, todas as faculdades de ensino presencial privado obtiveram nota dois. Mas somente a Faculdade de Desenvolvimento Sustentável de Cruzeiro do Sul (IEVAL), de Cruzeiro do Sul (AC), que ocupa a última posição na avaliação de 2010 divulgada na última quinta-feira (17) com nota 1,38, foi punida. Nos três últimos anos, a Uninorte ocupara a última posição, mas, como não acumulou três anos seguidos de notas abaixo de 1,45, livrou-se da intervenção.

É a segunda vez que o Ministério da Educação pune uma faculdade acriana, em 2009, a Uninorte teve arquivado o pedido de abertura dos cursos de Medicina Veterinária, Sistemas para Internet e Gestão comercial em razão da faculdade obter nota ruim no índice do MEC.

As medidas têm validade até a divulgação do próximo IGC, em 2012. Se no período elas conseguirem melhorar o desempenho e apresentar um resultado satisfatório na avaliação – o que significa um IGC acima de 3 – as restrições são suspensas. Caso as determinações não sejam cumpridas, a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC pode abrir processo para descredenciar a instituição.

O Ministério ainda vai divulgar a intervenção em cursos da área de saúde.

Fonte: Ac24horas

Compartilhe

    Comentários:

    1. Joel disse:

      eh meu caro “a faculdade de verdade” perdeu a queda de braço pra virtual em CZS.

    2. Pereirão disse:

      É brincadeira uma universidade dessa!
      Que fatura com suas mensalidades cara , e não saber qualificar os seus alunos para o mercado. Com uma notas dessa quem vai contrar estes profissionais? Se eles não conseguem nem tirar uma nota satisfatória na avaliação do MEC.

    3. Pereirão disse:

      Esse resultado é conseguido com os alunos pagando os colegas para fazerem seus trabalhos.

    4. RRS - CZS disse:

      rsrsrsrsrs…

    5. observador disse:

      Porque não divulga o indice da Unopar virtual?

    6. DALVANIR disse:

      SERIA INTERESANTE SABER COMO ESSA AVALIAÇÃO É FEITA. SERÁ QUE O RESULTADO RUIM NÃO É TAMBÉM CULPA DOS ALUNOS?

    7. Drica disse:

      O MEC já deveria ter feito isso há muito tempo. Faculdades iguais a esta formam péssimos profissionais e só pensam em ganhar dinheiro.

    8. Ray Félix disse:

      Preocupante… Principalmente pra nós alunos do ultimo ano do curso… Muito preocupante…

      O que nos resta, caros colegas é exigir dos gestores do IEVAL, professores qualificados e esforçados. Acredito eu, que se a instituição for fechada, vai prejudicar tanto para nós atuais alunos, quando para os demais alunos já formados! Pois o mercado busca pessoas qualificadas e pelo visto!…

      É sr Gonzaga, bora trabalhar….Afinal, o mal ensino depende dos próprios colaboradores da empresa (Diretoria, professores, proprietário)… Não basta só, ter um lindo prédio com ótimas instalações…

      Fik a Dica!

      ^^*

    9. marcia disse:

      que dia a faculdade tão falada chegar a esse ponto.

    10. *Brenda* disse:

      Nossa uma pena termos que nos deparar com situações vergonhosas como essa, infelizmente o rendimento dessa faculdade é ruim, pois é umas das melhores estruturas que temos, mais estrutura física não é tudo, e a prova está ai. Não podemos generalizar, sejamos aqui justos com alguns docentes e discentes que buscam realizar o sonho de ter um ensino superior, mais essa é a minoria. Há aqueles que contribuem muito pra que essa situação esteja acontecendo, como é o caso de muitos alunos que se quer comparecem as aulas, ou ainda aqueles que ficam nas dependencias do prédio, mais passam o tempo todo lá fora jogando conversa fora, e digo isso por conhecimento de causa. Tomara que bons professores que não lecionam mais possam voltar e que os que ai estão possam dar conta do recado, ou seja, levem mais a sério a profissão que escolheram, mais que também os acadêmicos mostrem interesse, diploma não é tudo.

    11. Inicialmente digo que tenho um grande carinho por esta Instituição de ensino, e tenho grande apreço por seu diretor, o Prof. Rômulo grandidier. A situação do IEVAL é realmente preocupante, no entanto, o MEC se ouvida de particularides da região norte do país, terminantemente não é fácil conduzir uma academia, como o Instituto de Educação; são muitas variáveis envolvidas. A demanda por educação de nível superior, a renda, o nível cultural, o coronelismo ainda presente, a ausência de profissionais, a estrutura política – tudo isso desemboca na faculdade. Espero com o MEC analise com mais critérios a situação…tenho certeza que o prof. Gonzaga já está vendo tudo isso e estudando uma saída para eta situação. Grande Abraço a todos os alunos e professoreas do IEVAL.

    12. morais disse:

      Essa faculdade e uma b… pensa num ensino devegar os caras saem de lar e diz que se ” Formarão” e nem siquer sabem dar um descurso e nem escrever principamente para os fogados play boy e so curtição essa faculdade, os caras passa o ano todinho sem ir a aula, ai e so pagar e ta tudo certo. quero ver se eles passam numa Federal!

    13. JACM disse:

      Diário Oficial da União (DOC), não seria (DOU)?

    14. Ray Félix disse:

      Muito bacana seu ponto de visto Brenda…Acredito que se o ensino é de mal qualidade, nós alunos temos um pouco de culpa, também… Tais em não exigir nossos direitos, já que estamos falando de uma faculdade particular e às vezes pela a nossa falta de interesse no aprendizado!! É importante a faculdade oferecer o máximo para seus alunos, afinal à faculdade em si, são os “alunos”…

      “IEVAL pouco faz e nós alunos, pouco cobramos”. Daí vira desleixo!

    15. Givanildo disse:

      Concordo com vários, mais uma grande fatia de cumpa é claro dos própios alunos.
      Muita festa e pouco estudo
      o cara paga a mensalidade e acha que tem q ser aprovado.

    16. TEC disse:

      Amigo morais por favor diga q vc nao estuda na UFAC pois se estudar eu morrerei d vergonha com isso q escreveu alias q tentou escrever.. mas tambem até na ufac hj qualquer um passa…

    17. Givanildo disse:

      melhore o português amigo

    18. jow disse:

      morais eu estudo lá no IEVAL. gostaria de te fazer uma pergunta? onde vc estudou ? ou estuda? pois você não sabe nem fazer o nome se quer? você fez siquer. e também a palavra não é fogados. é folgados acho que é você quem não sabe escrever. e a palavra é só curtição tem acento no é e no só, e a frase os caras passam o ano todinho, esse passam tem um M no final se corrija primeiro, para você poder fazer comentários maldosos,se você não é playboy estude e ganhe dinheiro e tenha uma vida melhor inveja é pecado.

    19. JAB disse:

      Jow? Nome estranho. Não queira corrigir os outros se você ainda não aprendeu o básico. “Se quer”????? Ridículo. Você sequer sabe ler, quanto mais escrever. Se manca!!!!

    20. Aloprado disse:

      Depois de ler os comentários de ALGUNS alunos, fica fácil saber por que a instituição conseguiu essa nota.

    21. JPMUNIZ disse:

      Primeiramente quero dizer que prefiro aulas presenciais do que dois dias por semana, segundo que meu pai e minha irma se formaram na IEVAL e ate hoje nao reclamaram do ensino na epoca, realmente a IEVAL precisa melhorar em alguns aspectos, começando com novos cursos, acredito que investindo em novos cursos varios alunos e tbm outras pessoas se motivaram em continuar e desenvolver um conhecimento em prol da sociedade. Meu irmao estuda la e se DEUS quiser ele ira se formar, otimo aparecer varias universidades pelo menos ninguem fica de fora, cada um sabe o que quer, mas eu gostaria de ver a IEVAL com mais cursos, o corpo docente da IEVAL nao é um corpo docente qualquer e sua direçao na pessoa do Prof. Romulo tenta de todas as formas conduzir essa universidade com exito, pois todo mundo sabe que nao é nada facil. Desejo a IEVAL que supere esse momento e consiga prosseguir em czs pois a cidade esta crescendo e precisara de novos cursos tbm!!!! Destacar tbm o senhor GONZAGA que veio de sao paulo investir aqui no acre e trouxe uma faculdade pra czs que aqui em rio branco nem tem a IEVAL, era bom se tivesse, mas fica aqui esse depoimento que quem sai perdendo nem a IEVAL e nem os alunos, somos todos nós!!!!

    22. lele disse:

      È caros estudantes e profissionais da tao falada ´´a melhor universidade“ IEVAL, estao deixando a desejar, sao tantas badalações, tantas festas, mensalidades altas, cade os filhinhos de papai que querem ser os melhores, deveriam tambem ser os melhores nas notas para nao passar por constrangimentos como esse. È… pagando provas finais para serem aprovados. è bom!!!! tambem é bom viver batendo no peito e dizer que estuda na melhor faculdade, só porque paga mensalidades altas…só pra se mostrar… muitas vezes humilhando quem nao pode pagar por uma faculdade, estao perdendo prestigio, ta vendo um dia a casa cai. Que feio, tantas badalações pela instalação do predio, por estudar quem pode pagar, e agora passar por essa vergonha, ja nao tem mercado de trabalho para os cursos oferecidos e agora com essa bomba piorou… Deus sabe o que faz….

    23. disse:

      Kdê Prefeito Burica, os seus profissionais estudantes selecionados para trabalhar na prefeitura de Rodrigues Alves? depois de terminar os estudos, os futuros contabilistas e administradores, estao deixando a desejar, pois se a faculdade esta passando por esta neste momento, nao é por culpa so da administração, os universitarios sao os principais responsaveis por nao levar a serio o que fazem, acham que só porque estao pagando tem direito de ser aprovado, que pena investir em quem nao quer nada…tanta gente precisando dessa chance em poder pagar so a metade da mensalidade e ainda ter transporte, pois todo mundo sabe da carencia do municipio, muitos procuram trabalhar ganhando um salario minimo e pagar pela faculdade virtual por nao terem oportunidades e porque nao tem transporte, na administração do prefeito foi feito uma seleção para estudar no Ieval a prefeitura pagando a metade e o transporte, com intuito de no proximo pleito esta com profissionais qualificados para o mercado de trabalho… mais desse jeito nao da nao é Sr. prefeito, saber que esta investindo em vao nao é nada bom, todos sabemos da irresponsabilidade dos ”universitarios” do municipio desde a saida ate a chegada no onibus é so bagunça imaginem se estariam levando a serio os estudos. Nao sao todos mais a maioria.
      “tanta gente boa precisando de uma unica chance”

    24. JPMUNIZ disse:

      Descobri que essa avaliaçao é antiga, ela foi feita em 2009 e pra quem torce pelo o fracasso dessa universidade devem primeiro saber a origem e os fatos desse exame, falam demais e outra, essa avaliaçao nao foi feita em 2010, ou seja nao ha registros negativos que indiquem que houve essa avaliaçao este ano!!!!!

    25. JPMUNIZ disse:

      Nao existe nada comprovado, entao param de falar besteira e se preocupem em fazer alguma coisa ja que isso incomoda alguns que nao tem como pagar, vao pra ufac passar mais de quatro anos estudando, ja que la so tem greve!!!!

    26. juju disse:

      CONCORDO COM O PRIMEIRO COMENTARIO, ESSA E UMA FACULDADE DE VERDADE!!! ISSO É PRA NAO JULGAR O ENSINO DAS UNIVERSIDADES VIRTUAIS, POIS APESAR DE SER UMA VEZ NA SEMANA, O ALUNO TEM QUE ESTUDAR TODOS OS DIAS, FAZENDO TRABALHOS, PESQUISANDO ENFIM E NAO SO UM FAZ DE CONTA.

    27. disse:

      Comprar um diploma é fácil, ser avaliado é um pouco difícil.Estudem!

    28. JOSÉ BOMFIM disse:

      CRITICAR E RECLAMAR É MUITO FÁCIL. UMA CRIANÇA POR EXEMPLO: É SÓ TIRAR A MAMADEIRA DA BOCA DELA QUE ELA COMEÇA A RECLAMAR, CHORAR E GRITAR. O IEVAL É UMA INSTITUIÇÃO SÉRIA E ELA FAZ MUITO BEM A PARTE DELA E SE ELA RECEBEU ESSA NOTA DO MEC PODEM TER A CERTEZA QUE OS ALUNOS NÃO FIZERAM SUA PARTE E TAMBÉM TÊM CULPA DISSO. AGORA QUERER JOGAR TODA CULPAR NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO NÃO É JUSTO. O APRENDIZADO É INTERESSE DE CADA PESSOA,OS PROFESSORES ENSINAM E MOSTRAM O CAMINHO E CABE A CADA ALUNO SEGUIR OU NÃO. LEMREM-SE DE UMA COISA: A FAMILIA EDUCA E A ESCOLA ENSINA.

    29. falomesmo disse:

      Caros comentaristas, vcs deveriam analisar melhor, quem estuda lá não é filhinhos de papai, são pessoas como eu que dá um duro danado, pagando mensalidades que são caras sim, mas pelo menos estamos investindo em estudos e não em diversão e coisas fúteis, e se vcs soubessem direito como é faculdade, como em todas as outras, em todo o mundo, lá vc não aprende tudo, temos que buscar fora, pesquisar, estágiar e inumeras formas, faculdade é para nortear e com certeza lá acontece isso, por favor, não vamos generalizar, existem pessoas sérias e bons professores, que dão a vida pela IEVAl, falar é fácil, todo mundo fala. Temos que dar incentivo, para faculdade se reeguer, porque estudo é tudo na vida de um ser humano, é o que faz a diferença.

    30. Ray Félix disse:

      Acho muito fácil, vocês falarem de um lugar ou de um ensino que vocês pouco conhecem… Se a nota não foi legal no IGC, isso é um problema a ser discutido por nós alunos do IEVAL e pela gestão da mesma. Agora falar e julgar que “pessoas estudam em uma faculdade particular não sabem de nada e são todos playboy”, ai caros colegas, me desculpe… Respeito é bom e as pessoas gostam!

      Então FicaDik, “A educação no Brasil é ruim, tanto em instituições publicas quanto particulares” Afinal, estudar em faculdade particular não quer dizer que não temos capacidades de passar em uma facu publica… Depende muito, dos cursos que cada um deseja se formar!

      Agora se tem alguns que são desprovidos de inteligência e não condições de pagar uma faculdade, já é outro assuuuuunto. (risos)

      xauzim!

    31. Raimundo Ramos disse:

      Prezados colegas, não existem nenhuma faculdade que obre milagre, depende muito do esfoço do aluno, se o aluno se esforçar em fazer uma boa faculdade fazendo seus trabalhos todos direitinho, com certeza vai ser formado um bom profissional.
      Agora se ele paga terceiros para fazer ai concerteza….

    32. Anne disse:

      Assim czs não evolui mesmo, pois diante de uma matéria como essa, vcs poderiam fazer criticas contrutivas, no sentido de indicar alternativas úteis para uma possível solução para o problema, e não ficar discutindo besteiras….Avaliação ruim tanto é culpa da instituição, como dos professores e principalmente dos alunos,então FAÇA A SUA PARTE!!!!!

    33. Tom disse:

      Parabéns para Universidade Federal do Acre. na sua maioria obtiveram nota entre 3 e 4 pontos. dento os cursos de letras, padagogia, direito e engenharia Civil como os melhores da região norte.

    34. Guadalupe disse:

      olha em não sei quem falou pra vocês que o ensino é de má qualidade e que a faculdade não prepara os anos para o mesrcado de trabalho, por exatamente hoje o IEVAL está fazendo a colação de Grau de 42 anos de ciencias contabeis e outro tanto em administração e todos nós estamos empregados e disputados graças a Deus, isso quer dizer que não é o IEVAL que está dispreparado , com muito orgulho estou me formando hoje, parabens a todos os professores e alunos.

    35. Ilson disse:

      Parabéns a todos aqueles que se dedicam em seu progresso profissional… Cuide bem de “SUA VIDA” e com certeza terás sucesso, isso se chama FOCO, a vida dos outros não nos pertence, sejamos ÉTICOS o suficiente para evitar comentários danosos a sociedade e a pessoas trabalhadoras…

    36. maria disse:

      Calma pessoal, não vamos desmerecer uma instituição tão bem quista. Nunca tive a oportunidade de estudar em uma universidade particular, mas, acredito que estas avaliações não podem jamais serem levadas a sério na sua totalidade. Não é todos os dias que estamos com disposição para provas e etc.
      O importante é manter a lógica e acreditar que cada integrante desta instituição de ensino tem o seu relevante valor social, pedagógico e profissional.

    37. kkkk disse:

      Olha e muito fácil atirar pedras, mas mesmo a Ufac uma epoca quase era rebaixada no curso de pedagogia nao lembram! Nem sempre estamos disponiveis a provas. Fazemos concursos e passamos em 1 lugar no outro nao somos bem sucedidos a vida é assim. Só gostaria de saber o que ganham falando mal do Ieval, uma faculdade que trouxe crescimento a cidade e desenvolvimento. Em todo canto tem aluno desinteressado e alunos que dão suor. Eu estudei na Ieval por que gostei da area de contabilidade, nao porque sou burra afinal passei no verstibular da ufac 2 vezes numa epoca que nao era qualquer um que passava. Quando só tinha 3 cursos. Hoje todo mundo passa e fica se achando o tal gente k tenta vestibular 8 vezes e consegue passar e se acha depois da oitava vez tentando melhor que os outros. Se acha o inteligente srsr.

      Gente não ganhamos nada falando mal dos outros! Respeitem as pessoas que estudam no Ieval, saem do trabalho cansados e vão pra sala de aula, nem todo mundo vai pra mangueira no horario de aula NÃO!

    Deixe seu comentário

    Mensagem

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS