Cruzeiro do Sul - Acre, terça-feira, 13 de novembro de 2018

Publicado em 20 de agosto de 2013

Mais de 900 famílias podem perder benefício do bolsa família

bolsa familiaTermina no dia 13 de dezembro o prazo para famílias que recebem o programa de transferência de renda, bolsa família, atualizarem seus cadastros. Em Cruzeiro do Sul, quase 10 mil famílias são beneficiárias. O coordenador do programa, Herder da Silva Sarah, disse que técnicos estão procurando as famílias, mas pede que elas também procurem os locais de atualização cadastral.

No rol de exigências está a de os responsáveis procurarem os postos de saúde, no caso das crianças menores de sete anos. Mulheres, na faixa de 14 a 44 anos, também devem passar por consultas de rotina e, se gestantes ou lactantes, devem realizar o pré-natal e o acompanhamento da sua saúde e do bebê. Os registros, na área de saúde, são semestrais.

As condicionalidades são os compromissos assumidos pelas famílias para manter o direito ao benefício, que servem como referência para a ampliação dos serviços de saúde e educação pelo poder público. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) é quem gerencia o sistema de registro de dados sobre as condicionalidades.

Cerca de 40% da população do município depende do bolsa família. São 13mil famílias registradas no Cadastro Único. O repasse de recursos financeiros aos municípios para a gestão o programa, vinculado ao Índice de Gestão Descentralizada (IGD), depende das informações de acompanhamento das condicionalidades da educação e da saúde.

  “Os agentes de saúde vão atrás de quem ainda não informou, mas existem famílias que se recusam a prestar as informações”, revelou o coordenador.  De acordo com o MDS, essas famílias, que se recusam a informar sua atualização cadastral, podem ficar até seis meses com o benefício suspenso e, em último caso, perder o cadastro.

Tribuna do Juruá – Jorge Natal

Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Mensagem

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS