Cruzeiro do Sul - Acre, terça-feira, 25 de setembro de 2018

Publicado em 18 de abril de 2014

Mais de 9 toneladas de peixe chegaram em Cruzeiro do Sul na Semana Santa

peixeMais de 9 toneladas de pescado chegaram em Cruzeiro do Sul(AC), vindo de Itamarati(AM) para ser comercializado nesta semana.  No porto de Cruzeiro do Sul o movimento de pessoas em busca de comprar o pescado foi grande.

sonia“Eu vim aqui garantir meu peixinho para comer na sexta, eu não como carne na semana santa, prefiro manter a tradição. Além de gostar de peixe”, falou a consumidora Sonia Maria da Costa.

Além da população que estava procurando o pescado, muitos magarefes também aproveitaram a oportunidade e compraram grande quantidade de peixe para revender. A pescadora Fátima Melo, dona do pescado trazido de Itamarati, contou que atualmente os pescadores estão enfrentando uma dificuldade pescar na parte do Amazonas, sendo  proibido.

peixe 2“Antes nós podíamos levar os pescadores, agora não pode, só temos que ir lá comprar. Era melhor antes. Foram oito dias daqui para lá. Foram oito dias de viagem e trouxemos de lá Matrinchã, matrichanzinho e piau”, disse a pescadora.

Comer peixe na Semana Santa faz parte da tradição dos católicos. O costume de comer peixe é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência, uma prática, ao lado da caridade e esmola, indicada pela Igreja como devoção típica do tempo de Quaresma. Para igreja comer peixe no lugar de carne, mais do que um valor material, esta troca tem um profundo significado simbólico da fé. A carne representa o mundo material, as paixões, pecados, egoísmo, ganância; e o peixe simboliza alimento de vida e símbolo da ceia eucarística. A quaresma é o período em que a venda do peixe aumenta significativamente.

Tribuna do Juruá

Compartilhe

    Comentários:

    1. Emily Sarah disse:

      Acidentes e mais Acidentes.!!
      Quando isso vai Acabar??
      Quando Deus voltar..
      Que Deus os Tenha todos vcs.. 🙁

    Deixe seu comentário

    Mensagem

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS