Cruzeiro do Sul - Acre, quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Publicado em 14 de abril de 2017

Juruá presta últimas homenagens ao ex-deputado João Tota

IMG-20170414-WA0065O corpo do ex-deputado federal e ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, João Tota, foi velado durante esta sexta-feira (14), no salão do Museu do Centro Cultural, prédio onde funcionou a prefeitura e o primeiro Fórum de Cruzeiro do Sul. Centenas de pessoas  foram ao local para prestar às últimas homenagens ao homem público que nasceu na Paraíba e que, nos últimos instantes de vida, pediu à família  que fosse sepultado na cidade que escolheu para morar.

O avião com o ex-parlamentar chegou na madruga e do aeroporto o cortejo seguiu para o Museu acompanhado por familiares e amigos. Durante o velório João Tota foi homenageado  com honras militares por homens do Exército e com uma ato de despedida promovido pelos integrantes da Maçonaria, instituição  da qual o mesmo fazia parte.

Durante toda a manhã centenas de pessoas passaram pelo local para o adeus ao ex-prefeito e para prestar solidariedade aos familiares. Além de populares,  estiveram presente autoridades de todos os municípios da região. Entre esses, o deputado estadual Jonas Lima (PT), o presidente da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul,  Romário Tavares, o prefeito de Mâncio Lima, Isaac Lima, e o prefeito de Cruzeiro do Sul , Ilderlei cordeiro que era amigo pessoal de João Tota.

“O município de Cruzeiro do Sul e o nosso estado perdem um político que contribuiu muito. Por isso, decretamos luto oficial de três dias em honra a um homem que  merece ser honrado” – anunciou o prefeito Ildelei Cordeiro.

O prefeito  de Mâncio lembrou  que seu município também recebeu investimentos importantes destinados pelo ex-parlamentar. Uma das obras que marca o apoio de Tota à população manciolimense é o estádio de futebol que  atualmente se chama Arena  do Japiim. Isaac garantiu que, como forma de reconhecimento ao idealizador da obra, enviará  um projeto de lei para a Câmara Municipal para mudar o nome do estádio.

“Mâncio Lima também deve uma ao João Tota. Foi quem levou os primeiros investimentos para nosso município, construiu os primeiros  prédios e tornou a vila em um município. Em reconhecimento a tudo isso, vamos voltar o nome do  estádio, que foi construído com 100% de recursos destinados por ele,  para Totão, como era antes. Agora nós temos  isso como um compromisso  e um dever” – afirmou Isaac.

Para a família, Tota deixa, além de muita saudade, um exemplo de vida a ser seguido.

“Foi um homem que sempre sonhou com o  desenvolvimento  de Cruzeiro   do Sul. Foi um político  que fez muito, incentivou muitos investidores a executar empreendimentos importantes para o município porque sempre  falava que a população de Cruzeiro do Sul merecia o melhor. É tanto que, apesar de ter nascido na Paraíba, um dos seus últimos pedidos para nós foi que fosse enterrado aqui. Perdemos um pai com “P” maiúsculo”-declarou João Tota Filho.

O corpo  de João  Tota foi sepultado no início da tarde, no cemitério Jardim da Paz. O ex-deputado era casado com a presidente do Conselho do Idoso de Cruzeiro do Sul, Maria  das Vitórias, que também já exerceu uma função pública como deputada estadual. Os filhos Ítalo, Tibério e o representante da OAB, João Tota Filho, acompanharam o  cortejo emocionados. João Tota estava há 80 dias em tratamento no Hospital Sírio  Libanês, em São Paulo, e morreu na manhã  desta quinta-feira, vítima de câncer.

Tribuna do Juruá – Por Djalcimar Rogério

 

Compartilhe

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS