Cruzeiro do Sul - Acre, segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Publicado em 5 de outubro de 2013

Instituto Santa Terezinha comemora 75 anos

Neste sábado será realizada uma missa em comemoração ao aniversário

instituto santa terezinha 1Com a missão de educar e evangelizar, o Instituto Santa Terezinha completa 75 anos em Cruzeiro do Sul (AC). Chegadas da Alemanha em dezembro  1937 , as irmãs de Santa Maria Madalena  foram recebidas pelo bispo Dom Henrique Ruitter, primeiro Bispo da Prelazia do Alto Juruá. Em menos de um ano, foi criada a primeira Escolinha das irmãs, tendo como primeira gestora a Irmã Adelgundis Becker, e como professoras as Irmãs Athanásia Weber e Disiboda Strasser. O prédio funcionava na Rua Alfredo Teles.

“Desde que as irmãs chegaram em Cruzeiro do Sul, elas já  tinham uma preocupação com a educação das crianças e jovens da nossa cidade, e imediatamente começaram a agir criando uma pequena escola muito pobre e muito simples, feita de tábuas e palhas, mas que pudesse atender as necessidades”, relatou uma das atuais responsáveis pela unidade, Irmã Camila Vasconcelos.

Instituto santa terezinha 2Inicialmente a escola recebeu o nome de “Felisberto Peixoto”, em homenagem a um amigo das religiosas que ajudava na manutenção do local.  As aulas iniciaram em março de 1938 com o curso primário de 1ª à 4ª série e com um curso preparatório para o exame de admissão ao Curso Normal Regional, que corresponde as quatro ultimas séries do ensino fundamental.

instituto santa terezinha 7“ As irmãs quando vieram para cá eram professoras, e chegando aqui elas viram a necessidade de uma escola que atendesse a necessidade da cidade. É uma história que chega a se confundir, a das irmãs e a do Instituto”, mencionou Irmã Camila.

Em 03 de outubro de 1938 a escola passa a funcionar como Instituto Cultural Orfanológico Santa Terezinha, trabalhando no intuito de amparar as crianças órfãs e a juventude feminina, levando às estudantes educação moral, cívica e religiosa.

instituto santa Terezinha 3Somente em 1954 a escola é transferida para o local onde atualmente funciona, onde dez anos depois institui o Curso Normal Regional, no intuito de formar professores para atuarem no curso primário. Sendo admitida no mesmo ano a matrícula de alunos do sexo masculino. O 2º Ciclo do Curso Normal foi concedido e reconhecido em 1968, e em 1979 o Curso Ginasal.

instituto santa terezinha 6Atualmente a escola funciona com o nome de Instituto Orfanológico Santa Terezinha, oferecendo o Ensino Fundamental e Ensino Médio. A instituição de ensino tem como padroeira a Santa Terezinha do Menino Jesus, padroeira das missões.

“São 75 anos que o Instituto Santa Terezinha vem contribuindo para a educação na cidade de Cruzeiro do Sul. Nós podemos perceber que muitas das pessoas que tem cargos na sociedade, foram alunos que passaram e estudaram no Instituto. A nossa preocupação é de oferecer uma educação de qualidade, não sendo apenas transmitir o conhecimento, mas uma formação integral, com um conhecimento que ele possa levar para vida”, finalizou a irmã.

instituto santa terezinha 5Em comemoração aos 75 anos de fundação da escola será realizada na noite deste sábado (05) às 19h30 uma missa na Catedral de Nossa Senhora da Glória. No local serão expostas maquetes do antigo prédio, do atual e outros trabalhos relevantes da instituição.

Tribuna do Juruá – Vanisia Nery

Compartilhe

    Comentários:

    1. Neri, Porto Velho-Ro disse:

      Sou ex- aluno do Instituto e sou eternamente grato pela aquisição de conhecimento e sobretudo de valores que recebi nessa instituição. Agradeço e recordo de irmãs tão importantes para com minha formação como – Paulina, Daminhana, Laurença( Tia Lau), Camila , Suzana, Diana, Rosa e outras que não me ocorrem no momento, mas sou grato a todas as filhas de São Domingos. Parabéns por tão linda missão!

    2. ABRAÂO disse:

      parabéns a todos os professores, diretoras, alunos, coordenadoras, pessoal de apoio pelo maravilhoso e relevante trabalho educativo junto a sociedade Brazense!
      Tudo é insuficiente para mostrar gratidão e apoio..

      Beijo grande no coração

    3. Mirtes disse:

      Também estudei nessa instituição de ensino, foi muito bom ser aluna do I.S.T, foram anos de estudos maravilhosos que vivenciei como aluna. Sempre que passo pela frente do mesmo, parece que volto no tempo eu pequenina entrando nesse colégio ai que maravilha recordações excelentes desse lugar tudo de bom mesmo.Sou grata por todos que fizeram parte dessa época de minha vida dos professores as irmãs e também colegas de classe amooooooooooo.

    4. Tercia Lima disse:

      Estudei nesta Instituição. Sou grata por ter aprendendido minhas primeiras frases. Inicie minha vida escolar. Lembro de bons momentos. Irmã Paulina que nos deu muitas lições. Saudades de bons tempos.

    Deixe seu comentário

    Mensagem

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS