Cruzeiro do Sul - Acre, segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Publicado em 25 de agosto de 2014

Incêndio destrói parte do prédio, materiais e documentos da escola Absolon Moreira

incendio absolon 1O almoxarifado e mais duas salas foram atingidos pelo fogo que tomou conta de parte da escola Absolon Moreira na tarde de sábado (23). O Corpo de Bombeiros chegou rápido e conseguiu evitar que as chamas se alastrassem para os outros pavilhões da unidade de ensino. Até agora ainda não se sabe o que provocou o inicio do incêndio.

A diretora Adriana Moura do Nascimento estava no centro da cidade quando foi informada que a unidade de ensino estava em chamas. Eram 5 da tarde, mas ela acredita que o fogo teve inicio bem antes e só foi percebido quando praticamente todo material armazenado no almoxarifado já que estava sendo consumido.

“Cheguei aqui e a escola já estava toda isolada pelos bombeiros que trabalhavam para apagar o fogo. Eles chegaram logo e por isso não tivemos um prejuízo ainda maior” – afirmou Adriana.

incendio absolon 2Na sala eram guardados a maior parte do arquivo da escola, materiais didáticos  e de consumo. Havia também os uniformes esportivos, bolas e outros materiais que eram utilizados pelos alunos nas atividades esportivas. Cinco botijas de gás de conzinha que eram estocas no local foram atingidas pelo fogo e, segundo o Corpo de Bombeiros, só não explodiram porque eram equipadas com válvulas de segurança.

Do almoxarifado as chamas ainda se propagaram para uma sala de aula queimando parte do telhado e do forro e para outra sala ao lado que servia de dispensa. Após a contenção das chamas e o resfriamento das outras dependências para evitar o superaquecimento do prédio, as paredes do local afetado pelo fogo começaram a apresentar rachaduras.

incendio absolon 3Por esse motivo, o Corpo de Bombeiros decidiu interditar a escola até que seja feita uma reforma do prédio. A diretora afirmou que a Secretaria de Educação já anunciou que os reparos devem começar esta semana. Enquanto isso, as aulas foram suspensas.

“Nossa maior preocupação agora é com o material didático e de consumo que queimou todo e temos que encontrar uma forma de repor tudo para o reinício das aulas. Além disso, tivemos um grande prejuízo com os documentos que foram queimados e perdemos informações importantes sobre os professores e alunos que eram arquivados desde a fundação da escola na década de 1970” – relatou a diretora.

As causas 

Até agora ainda não se sabe como o incêndio na escola Absolon Moreira teve início. Segundo a diretoria, o laudo da perícia só deve ser concluído em um prazo de vinte dias. Entretanto, os funcionários e a direção levantam a hipótese de que as constantes quedas de energia elétrica no bairro tenham ocasionado problemas na instalação do prédio.

“Todos os dias tem queda de energia nesse bairro que causam prejuízos na escola. Em julho alguns equipamentos, entre esses um data show, foram queimados. Na semana passada durante duas vezes em que a energia caiu, todas as lâmpadas de dois pavilhões queimaram” – disse Adriana.

Tribuna do Juruá – Da redação

Compartilhe

    Comentários:

    1. Emanoel disse:

      Rsrs bem q já estava na hora de uma reforma na minha antiga escola abraço Adriana bjs de seu ex aluno Emanoel tchau

    Deixe seu comentário

    Mensagem

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS