Cruzeiro do Sul - Acre, segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Publicado em 23 de fevereiro de 2017

Ilderlei Cordeiro articula implantação de voo entre Cruzeiro do Sul e Peru

Com o objetivo de implantar um voo regular entre Cruzeiro do Sul e o Peru e fomentar o turismo na região, o prefeito Ilderlei Cordeiro se reuniu em seu gabinete com o coordenador de voos da empresa peruana Movilair, Leondir Celestino Gomez, e com o representante de agência de turismo local, Francisco Castro. A intenção é que os voos Cruzeiro do Sul/Acre/Brasil x Pucallpa/Ucayali/Peru, ida e volta, sejam realizados inicialmente três vezes por semana.
“A empresa está interessada em fazer os voos, e já está com um representante deles para operacionar a parte documental e atender toda legislação brasileira. Eles planejam operar com um Grand Caravan, aeronave com capacidade para 12 passageiros e mais de mil quilos de bagagem, mas se for necessário tem outra aeronave com capacidade para até 30 pessoas, pois tudo vai depender da demanda, mas a nossa expectativa é a melhor possível, pois além de querermos atender os turistas de ambos os lados, também queremos agregar turistas de outras partes do mundo, sendo uma porta de entrada de forma mais acessível”, destacou o empresário Francisco Castro.
Para que o voo possa ser instalado regularmente, Cordeiro esteve ainda em Rio Branco, com o coordenador da Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Acre (Anvisa), Hélio dos Santos, para solicitar a reativação do órgão no município,e com o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Acre, Francisco Luziel Carvalho, para solicitar a presença fixa de um auditor federal, tendo em vista a necessidade de controlar no aeroporto, no porto fluvial e em fronteiras a importação, exportação e circulação de matérias primas e mercadorias, garantindo ainda a proteção à saúde do viajante, e dos meios de transporte, fiscalizando assim o cumprimento de normas sanitárias e adoção de medidas preventivas.
O prefeito enfatizou durante o encontro a importância de instalação do órgão e da presença do auditor para que o voo internacional possa começar a ser operado na região. Segundo ele, é necessária a instalação da unidade de fiscalização na cidade para emitir os pareceres técnicos referentes a entrada eventual de produtos de origem animal e vegetal no território brasileiro.
De acordo com Ilderlei, a parceria turística, comercial e cultural entre as duas regiões é um sonho de toda população. Ele relembra que quando deputado federal foi um dos que mais lutou por esse intercâmbio, chegando a presidir a frente parlamentar Brasil x Peru, indo várias vezes em Pucallpa e Lima para conversar sobre esse tema de grande relevância.
“Creio que esse é um dos únicos caminhos que temos para o desenvolvimento, abrindo essa rota turística, comercial e cultural entre Cruzeiro do Sul e Pucallpa. Já tivemos a saída do isolamento, pela BR-364, mas o desenvolvimento tem que ser entre esses dois países. Estamos tão próximos e tão distantes, as vezes por burocracias, mas creio que com o reforço e o carinho do governo federal, estadual, e o municipal, interagindo essa ligação com a bancada federal, a deputada Jéssica vai nos ajudar muito junto com o Senador Gladson Cameli, unindo as forças regionais com os apoios nacionais e estaduais vamos conseguir com certeza realizar esse intercâmbio o mais rápido possível”, relatou o prefeito.
Assessoria
Compartilhe

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS