Cruzeiro do Sul - Acre, quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Publicado em 31 de outubro de 2013

Idosos são homenageados durante sessão solene

homenagem estatuto do idoso 2A Sessão Solene em homenagem aos dez anos do Estatuto do Idoso aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores na manhã de quinta-feira (31). Diversas pessoas da terceira idade participaram do evento que visava discutir e avaliar os direitos estabelecidos aos idosos por meio do estatuto criado em 2003.

Através de uma iniciativa da vereadora Iria Matos, todo o parlamento se reuniu em prol de homenagear as pessoas que tanto contribuíram para o desenvolvimento do município. Entre os participantes, o ex-vereador Cariri enfatizou a alegria de receber a homenagem.

cariri“Hoje eu me sinto muito satisfeito, onde nós da terceira idade tanto já colaboramos com o município e agora estamos sendo homenageados. Eu fui um dos primeiros vereadores da câmara que criei o Centro de Convivência do Idoso, através da lei 322. Esse local atualmente tem prestado um grande trabalho no município”, relatou.

seu keliO aposentado José Rosas de Araújo também expressou sua emoção. “Eu gostei muito, pois é sinal de que os parlamentares da nossa região estão preocupados com os idosos, nós que já demos nossa contribuição para cidade”, disse.

homenagem estatuto do idosoPromulgada em 1º de outubro de 2003, a lei nº 10.741 estabeleceu a criação do Estatuto do Idoso. Passados dez anos, entidades que lutam pela defesa dos direitos dos que têm mais de 60 anos apontam avanços, mas também fazem críticas em relação à lentidão com que têm ocorrido. O estatuto determina que “é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”.

“Essa foi uma forma de aproximar os idosos do parlamento. E apesar dos dez anos de criação do estatuto, ainda existem muitos pontos que devem ser analisados”, falou Iria Matos.

O presidente da câmara de vereadores, Romário Tavares, enfatizou que a homenagem é justa.

“O atual parlamento dá um exemplo à sociedade em relação a valorização da terceira idade. A partir de agora, todo 1º de outubro, será instituído o dia da terceira idade em Cruzeiro do Sul”, destacou o presidente da câmara.

Tribuna do Juruá – Vanísia Nery

Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Mensagem

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS