Cruzeiro do Sul - Acre, quarta-feira, 30 de julho de 2014

Publicado em 13 de julho de 2013

Gol apresenta preços abusivos nos vôos para Cruzeiro do Sul

As agências de viagens sentiram a queda em mais de 50% nas vendas de passagens

golViajar em Cruzeiro do Sul se tornou sinônimo de luxo e necessidade. Desde o mês de fevereiro que a empresa Aérea Gol, única operante no interior do Acre, aumentou ainda mais o preço de seus vôos. Mesmo as pessoas que compram as passagens programadas se deparam com os preços exorbitantes oferecidos pela empresa aérea.

A população que precisa viajar com urgência se surpreende com preços ainda maiores. A tarifa encontrada para a viagem de Cruzeiro do Sul para Rio Branco chega até R$ 400,00. Outro trecho muito procurado é para Manaus(AM), com passagens que chegam a superar o valor de R$ 3.000,00, somente a ida.

Os preços tiveram uma elevação desde o mês de fevereiro, segundo o gerente da agência de viagens, Cristiano Falcão, desde o carnaval aconteceu uma queda de mais de 50% nas vendas de passagens.

cristiano agencia“ O mercado está passando por uma dificuldade financeira, e as companhias aéreas invés de reduzir os preços fizeram foi dobrar e em alguns casos triplicar. Nos tínhamos uma tarifa fixa de aproximadamente RS 800,00 para Manaus, e agora encontramos esses preços. Precisamos de um posicionamento voltado para o cliente”, explicou.

Se não bastasse a má condição de trafegabilidade na BR-364, que liga Cruzeiro do Sul ao restante do país, outro motivo condicional para o preço abusivo é o monopólio aéreo no município. Apenas a Gol opera na cidade, sem concorrência, a empresa se aproveita para elevar os preços dos vôos no local.

“ Eu estudo em outro estado e preciso visitar minha família aqui, mas devido o alto preço das passagens fica até difícil vir constantemente no município, tem anos que só venho uma vez. Gasto de Belo Horizonte para Rio Branco aproximadamente a mesma quantia da capital para Cruzeiro, isso é um absurdo”, manifestou a acadêmica Tiane Oliveira.

Antes da Gol se instalar no município, a empresa Rico Linhas Aéreas era a única operante no município. Mas com a entrada da Gol, que oferecia preços mínimos para conquistar a clientela, a Rico não suportou e retirou suas aeronaves da cidade, alegando que não tinha condições de manter a estrutura e a concorrência. Na época, a Gol ofereceu tarifas menores e vôos freqüentes, atraindo dessa forma a população.

Logo depois a empresa, que herdou o monopólio da Rico, se aproveitou da falta de concorrência e aumentou os preços das passagens, que só reduziram com a instalação da Trip Linhas Aéreas, que não passou muito tempo na cidade e logo retiraram suas aeronaves, voltando a operar somente a Gol em Cruzeiro do Sul.

Além do alto preço das passagens a população que utiliza os serviços ainda precisa enfrentar transtornos na diferença de horário em alguns trechos. Um exemplo é o horários que não combina no trecho de Brasília para Cruzeiro do Sul, que sai às 11h32 de Brasília, chega em Rio Branco às 13h47, e sai de Rio branco para Cruzeiro às 13h20, 27 minutos antes do vôo de Brasília chegar, fazendo o passageiro gastar ainda mais dinheiro com hospedagem na capital Acriana, o que segundo Cristiano Falcão poderia ser solucionada com a saída adiantada do vôo de Brasília ou atrasar o horário de partida em Rio Branco.

No balcão de atendimento da empresa Gol nenhum funcionário fala sobre o assunto. Eles sugeriram que a reportagem entrasse em contato com a Assessoria de Comunicação da Gol através do telefone (11) 986 – 998085, mas não conseguimos resposta.

Tribuna do Juruá – Vanísia Nery

Compartilhe

    Comentários:

    1. darclei disse:

      Verdade absoluta….alem do aumento,agente ainda tem que pagar diaria em hotel ,taxi ida e volta….aumenta demais os custo,imagino quem vem doente e nao tem condiçoes,pq a gol nao espera os passageiros e altera seu voo pra CZS?

    2. marcus disse:

      E OS DEPUTADOS QUE NÃO SE MEXEM,, PORQUE NÃO PROCURAM TRAZER OUTRAS EMPRESAS PRA CÁ,, COMO A AZUL, QUE JA VEM ATÉ RIO BRANCO,, SE TENTASSEM AJUDAR O POVO CRUZEIRENSE TALVEZ CONSEGUIRIA QUE OPERASSEM ATÉ AQUI EM CRUZEIRO… MAS ESPERO QUE TODOS DAQUI ESTEJAM VENDO O EMPENHO DESTES POLÍTICOS ,, POIS ANO QUE VEM É A HORA DE DAR O TROCO NAS URNAS.

    3. narjara rocha de souza disse:

      é uma vergonha,estou a meses pesquisando uma passagem de ida e volta de cruzeiro do sul para Manaus e não fico satisfeita com o valor cobrado, até quando meu senhor.

    4. Rosinildo disse:

      Reafirmando o comentário dos colegas !

      Cabe ao povo, às instituições sociais,

      às comunidades, participar desse processo político de

      sedimentação de valores tão essenciais à vida coletiva.

      Pois, nossos representantes não estão comprometidos com o povo.

    5. Antonio disse:

      Temos o poder mas não podemos usar. Temos o direito mas não nos é dado. O que fazer? Quantos aos políticos, vem ai o tempo de avaliar quem lutou para que tal problema fosse solucionado, se nada aconteceu, precisamos pensar se vale a pena votar novamente neles, o poder está em nossas mãos, não se vingue mas diga a verdade através do seu voto. Diga a não para quem não se interessa pelo comum a todos. E no Acre talvez 99,99999999999999 dos políticos estão nessa situação; significa que precisamos começar a aprender uma política diferente da que está posta, cheia de desvio e de corrupção. Quem está ganhando junto com a gol?? Essa é uma pergunta que todos nós precisamos fazer.
      Fiquemos atento, nada nesse mundo é feito que não venha a ser descoberto, e quando isso acontecer não tenhamos pena de ser justo.

    Deixe seu comentário

    Mensagem (Obrigatório)

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS