Cruzeiro do Sul - Acre, segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Publicado em 18 de agosto de 2015

Gladson e Petecão defendem infraestrutura para comunidades do Foz do Breu e Restauração

“Não estamos aqui para pedir votos, mas para ouvi-los e nos colocarmos à disposição para ajudar a resolver os problemas”, disse Cameli

gladson e petecãoOs senadores Gladson Cameli (PP-AC) e Sérgio Petecão (PSD-AC) visitaram durante todo o domingo (16), as regiões de Foz do Breu e Restauração – comunidades isoladas do Acre – marcos da fronteira internacional e da Reserva Extrativista do Alto Juruá. Segundo os próprios moradores, essa foi a primeira vez que dois senadores da República estiveram juntos em uma mesma agenda no povoado localizado no meio da floresta amazônica. O deputado estadual Nicolau Júnior (PP) acompanhou a caravana.

A viagem começou cedo da manhã, em Foz do Breu, no município de Marechal Thaumaturgo. Os senadores chegaram de barco e foram recebidos por lideranças da comunidade, indígenas, professores e produtores. O encontro foi na escola de ensino fundamental Ernestina Rodrigues. A escolha das comunidades, segundo o senador Gladson Cameli foi para reafirmar o compromisso de visitar as áreas isoladas do estado e colocar os mandatos dos senadores à disposição das comunidades.

gladson e nicolau“Não estamos aqui para pedir votos, mas para ouvi-los e nos colocarmos à disposição para ajudar a resolver os problemas enfrentados em locais tão distantes e praticamente isolados da Amazônia” disse Cameli.

Durante horas os senadores ouviram atentamente as lideranças locais. O pastor Zé Costa disse que além da falta de energia, a comunidade não conta com medicamentos. Dona Leonice da Silva, pediu prioridade no serviço de telefonia móvel que não funciona, causando sérios prejuízos principalmente em casos mais complicados de saúde. “Vivemos praticamente isolados”,  declarou Leonice. Os produtores reclamaram da falta de transporte para o escoamento de suas produções.

Gladson Cameli garantiu que vai lutar junto ao Ministério de Minas e Energia que a comunidade seja incluída na nova etapa do Programa Luz para Todos do governo federal. Assegurou que até 2018, o ministério quer universalizar o estado do Acre com 100% de energia e sugeriu que regiões como a Foz do Breu e Restauração sejam atendidas com a geração de energia alternativa.

“Esse programa permite maior inserção do pequeno produtor e de realidades como esta, da região do Breu localizada em regiões muito distantes, de difícil acesso e de baixa demanda energética” acrescentou.

O senador Sérgio Petecão (PSD) lembrou que já atendeu as famílias do Breu com uma emenda de R$ 108 mil na aquisição de um gerador de energia. Ele lamentou que mesmo após a compra do equipamento, as famílias tenham apenas 4 horas de energia por dia e que faltem recursos para a compra de combustível para atender a região com luz durante os 30 dias do mês.

“É inadmissível que a prefeitura de Marechal Thaumaturgo não consiga atender essa comunidade com a compra de combustível suficiente para a geração de energia durante todo o mês”, disse.

Pela parte da tarde, os senadores seguiram viagem para Vila Restauração, ainda em Marechal Thaumaturgo. Nessa comunidade, Gladson Cameli e Sérgio Petecão fizeram questão de andar casa por casa, apertando a mão de cada morador. Eles ainda assistiram a um torneio de futebol no Estádio Sumaúma, às margens do Rio Tejo. Uma série de reivindicações foi feita aos parlamentares.

Cameli afirmou que o Acre continua enfrentando importantes desafios de desenvolvimento. Defendeu maior incentivo por parte do governo federal para quem vive na defesa das fronteiras e da Amazônia.

“O Acre preserva mais de 80% da sua cobertura de floresta original. Vocês deveriam receber mais incentivo para continuar morando aqui”, afirmou ele, na residência de dona Antonia Edilei.

Assessoria

Compartilhe

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS