Cruzeiro do Sul - Acre, quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Publicado em 5 de setembro de 2013

Existem muitos agricultores que não possuem sequer um “tanquinho”, diz João ‘Todo Feio’

JOÃO TODO FEIO SINDICATOO presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruzeiro do Sul, João ‘Todo Feio’, ao ser questionado sobre o uso do maquinário do governo estadual em propriedades rurais de pessoas aquinhoadas, disse que existem milhares de pequenos agricultores, no Vale do Juruá, esperando a oportunidade para construir um “tanquinho” para criar peixe.

“Situação lamentável, pois sabemos que, com a proibição do desmatamento e queimadas, os pequenos produtores rurais vêm procurando alternativas, sendo que uma delas é a construção de tanques para a criação de alevinos. Lamento que alguns gestores distorçam o foco principal, prejudicando assim a vida das pessoas que vivem no campo”, declarou o sindicalista.

Ele se remeteu ao programa de certificação rural, que consistia num acordo feito entre os produtores rurais e o governo estadual para que, de forma sustentável, os agricultores trabalhassem com ênfase na recuperação de áreas degradadas e sem a utilização do fogo. Em contrapartida, a Secretaria de Produção Agroflorestal (Seaprof) ofereceria alternativas econômicas. “O peixe, além de garantir a segurança alimentar das famílias, ainda poderia gerar uma renda ao agricultor familiar”, lamentou ‘Todo Feio’.

O líder rural aproveitou para questionar a distribuição de calcário, produto que, segundo ele, apenas uma pequena percentagem chegou para os que mais precisavam. “Vi muito fazendeiro sendo beneficiado com o calcário”, criticou ele, pedindo a intervenção dos órgãos de controle e “mais respeito com os trabalhadores rurais”.

Tribuna do Juruá – Jorge Natal

Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Mensagem

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS