Cruzeiro do Sul - Acre, quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Publicado em 21 de janeiro de 2014

Escolas municipais de Cruzeiro do Sul preparam para volta às aulas

ensino infantilAs aulas nas escolas da rede pública municipal de Cruzeiro do Sul terão início no dia 10 de fevereiro. As matrículas iniciaram no mês de dezembro e seguem até o fim de janeiro. Até agora mais de 11 mil já se matricularam.

Já está tudo pronto para o início do ano letivo na Rede Municipal de Ensino. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação todos os aspectos foram devidamente observados e planejados pela equipe pedagógica para que não haja prejuízo para a classe discente.

O ano letivo na área urbana começa no dia 10 de fevereiro. Já para a área rural, as aulas só começam dia 1º de abril, tendo em vista que os professores estão recebendo formação acadêmica, oferecida pelo Ministério da Educação.

Segundo o Secretário de Educação, Ivo Galvão, na próxima segunda-feira, 20, começa o processo de lotação de professores e caso haja necessidade de preenchimento de vagas, o município já dispõe de um banco de professores concursados em 2012 e 2013 que deverão ser lotados de imediato, não havendo possibilidade de atraso do início do ano letivo por falta de professores.

Outro aspecto importante é que mesmo as reformas ou ampliações previstas para 2014, não trarão prejuízos para os cerca de 11 mil alunos matriculados na rede municipal. Um plano bem elaborado evita qualquer paralização ou retardo das aulas.

Mas uma vez a Prefeitura garante a oferta gratuita de todo o material escolar como forma de incentivar o aluno a manter-se matriculado na escola, não trazendo ônus ás famílias com a compra do material escolar.

Até mesmo a merenda escolar, com base no processo de descentralização do atendimento através do PDDE, as próprias escolas administram os recursos e se encarregam de providenciá-la; a parte que compete a Secretaria a partir do dia 20 de janeiro começa a ser recebida dos fornecedores e distribuídas previamente às escolas para atendimento aos alunos.

Atualmente, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul administra 118 escolas, sendo 55 na zona rural, 43 na área urbana, além das 20 instituições com foco na educação infantil. Para 2014, o executivo municipal já tem recurso empenhado no valor de R$ 8 mi para construir seis novas creches. As novas estruturas beneficiarão os bairros Miritizal, Novo Miritizal, Remanso, Pentecostes, Santa Luzia e Vale dos Buritis, a maioria delas na modalidade tipo B, como é o caso da escola infantil que já está em construção no Bairro Miritizal e que pretende atender uma grande clientela, principalmente, mães de baixa renda, que necessitam de local adequado para deixar os filhos durante o período de trabalho.

A meta do prefeito Vagner Sales em 2013 é continuar proporcionando ainda mais qualidade no ensino aprendizado, aliando melhores condições em estrutura, condições de trabalho e qualificação profissional.

 “Ao longo desses cinco anos a frente da Prefeitura construímos um novo tempo na Educação, através de um trabalho sério e comprometido, com foco nas prioridades desde as mais longínquas comunidades rurais e ribeirinhas até o centro da cidade. Prova disso é que dobramos o número de alunos em sala de aula na zona rural de 1.500 para 3 mil. Levamos de modo pioneiro a Educação Infantil para dentro dos rios e igarapés assim como fizemos com o ensino do 6º ao 9º ano em comunidades onde não existiam. Garantimos através de 55 barcos e milhares de coletes salva-vidas, que nossos alunos chegassem à escola com segurança, assim como na cidade, através de 10 novos ônibus, frente a dois em péssimas condições deixados pela administração anterior. Já distribuímos mais de 45 mil kits de material escolar e oferecemos ao longo de nossa gestão o que há de melhor em merenda escolar, com cardápio balanceado, independente da distância. Realizamos concurso permanente além de inúmeros acompanhamentos pedagógicos com formação inicial e continuada. Ao olhar para trás e perceber que nada disso ainda não tinha sido feito percebo que esse é o jeito certo de se administrar. Não há tempo a se perder, porque o município cada dia cresce e deve seguir em ritmo continuo, rumo ao desenvolvimento, com trabalho, determinação e seriedade”, disse Sales.

Assessoria de Comunicação de Cruzeiro do Sul

Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Mensagem

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS