Cruzeiro do Sul - Acre, sábado, 17 de novembro de 2018

Publicado em 17 de maio de 2016

Em Cruzeiro do Sul, historiadores e Secretaria de Cultura discutem acervo cultural da cidade

história do município de Cruzeiro do SulNa manhã desta terça-feira, 17, houve o primeiro encontro, de uma série de iniciativas que serão promovidas nos próximos meses, com foco na valorização da história do município, que este ano celebrará 112 anos de fundação.

Na reunião estiveram presentes, o músico Aldemir Maciel, o fotógrafo Onofre Brito, a professora Regina Maia e a historiadora Beatriz Cameli, além de outras grandes personalidades do cenário bibliográfico e da cinematografia, que há décadas vem montando um verdadeiro acervo da história centenária da segunda maior cidade do Acre.

A pauta discutida foi um diagnóstico mais preciso do acervo individual de cada um, afim de uma parceria com o executivo municipal, viabilizando a construção de subsídios necessários para composição do patrimônio que fará parte de coletânea do Museu Municipal, que em breve funcionará na “Casa dos Ruelas”, uma das mais antigas residências da cidade, que está em processo de tombamento como patrimônio histórico e cultural de Cruzeiro do Sul.

Elogiando a iniciativa, Beatriz Cameli, destacou a importância de se preservar a história. Com mais de três mil fotografias compondo um acervo invejável de mais de 20 anos de pesquisas, ela ressaltou o desejo de concretizar um sonho antigo de ter na cidade uma exposição permanente da memória de Cruzeiro do Sul.

De acordo com Zequinha Lima, chefe da pasta municipal de Cultura, é preciso dar vida a memória de Cruzeiro do Sul, através de iniciativas que de fato levem ao conhecimento de todos, a grande história da cidade, bem como as personalidades que fizeram dele ser a referência que hoje se tornou. “O objetivo é também ampliar o alcance das ações de difusão da memória e da história de Cruzeiro, proporcionando uma maior articulação entre os pesquisadores, constituindo uma rede de centros de pesquisa, documentação e memória para a região e também para o Brasil”.

Para o prefeito Vagner Sales, “de nada adianta a História se esta não puder ser compartilhada por aqueles que não a conhecem. Há tempos, buscávamos um local adequado de preservação da história e através da parceria com o Tribunal de Justiça e o empresário Abraão Cândido, isso se tornou uma realidade, por meio da revitalização da Casa dos Ruelas. E estamos empenhados para que as futuras gerações mantenham firmes na memória o respeito a admiração temos por todos aqueles que por aqui passaram e deixaram sua marca de compromisso com o desenvolvimento da nossa terra”, finalizou.

Compartilhe

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS