Cruzeiro do Sul - Acre, terça-feira, 20 de novembro de 2018

Publicado em 22 de março de 2017

Down é tema de campanha no Dia Mundial da pessoa portadora da Síndrome

down 02Movimento busca chamar atenção da sociedade para os direitos das pessoas portadoras da Síndrome de Dawn.

Na manhã desta terça-feria (21), foi realizado, na Avenida Coronel Mâncio Lima, em Cruzeiro do Sul (AC), um movimento destinado a lembrar do dia mundial dos portadores da Síndrome de Down. O evento foi organizado pelo Detran do Acre com o apoio de várias instituições públicas e privadas, inclusive a imprensa.

Para o coordenador geral do Detran  no Acre, Pedro Luiz Longo, a down 01autarquia  tem acima de tudo a missão de educar e conscientizar a sociedade em geral, incentivando o respeito aos mais vulneráveis, o respeito às vagas especiais das pessoas que portam algum tipo de deficiência e, principalmente,  a tudo aquilo que tem a ver com a civilização e cidadania no trânsito.

Lucinez Araújo, participante do evento e mãe de Fernando José, de 8 anos, portador da síndrome, afirma que seu filho é uma pessoa normal “Ele é uma pessoa normal. Às vezes até esqueço que ele tem Síndrome down 03de Down. Ele sabe se cuidar, sabe comprar, a família fez de tudo pra ele ser uma pessoa independente. Sempre que viajo, levo ele e faço questão de mostrá-lo antes que o olhem com um olhar preconceituoso”.

 Segundo Karen Carvalho, uma das fundadoras da APAE de Cruzeiro do Sul, o movimento celebrou o movimento Down e a associação há vinte anos atua para sensibilizar a sociedade cruzeirense na questão dos direitos da pessoa portadora da deficiência. Ela afirmou ainda que ainda é uma realidade do Brasil violar o direito das pessoas consideradas especiais. Durante a realização do movimento, atividades como música, confecção de cartazes e mensagem pessoais foram exibidas no local.

Tribuna do Juruá

Compartilhe

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS