Cruzeiro do Sul - Acre, quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Publicado em 30 de abril de 2014

Cruzeiro do Sul sedia 1º Seminário do PNAIC

pnaicNa última segunda-feira 28, no Teatro Môa, Campus da UFAC, aconteceu o 1º Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, com a participação dos municípios de Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Valter e Marechal Taumaturgo. O Município de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Educação foi o anfitrião do encontro que reuniu gestores, secretários e professores da toda Região do Juruá.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação Ivo Galvão, durante todo o dia cerca de 400 educadores debateram os avanços e conquistas já obtidas em 2013 e planejaram as novas metas para 2014 avaliando aquilo que foi sucesso, através da socialização do conhecimento com outras secretarias municipais, com outros gestores, com vistas as tornar a educação mais sólida, consistente e de qualidade. Uma educação que resulte num ambiente agradável para que gestores e professores possam trabalhar com tranquilidade garantindo assim a aprendizagem necessária para o aluno.

De acordo com o Ministério da Educação 15,2% das crianças brasileiras chegam aos oito anos sem estarem alfabetizadas. A alfabetização tardia pode atrapalhar a aprendizagem do aluno e, visando mudar essa situação, o MEC lançou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Governos

Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a:

– alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática;

– realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental;

– no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.

Assessoria de Comunicação

Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Mensagem

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS