Cruzeiro do Sul - Acre, terça-feira, 25 de setembro de 2018

Publicado em 12 de agosto de 2015

Cruzeiro do Sul realiza 10ª Conferência Municipal de Assistência Social

conferencia 3A prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou nos dias 11 e 12, a 10ª Conferencia Municipal de Assistência Social, cujo tema foi ‘’Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026’’.

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) está completando uma década de existência. A implementação deste Sistema resulta da decisão política de priorização, na agenda federal, estadual, e municipal, da atenção às populações mais vulneráveis e da participação da sociedade civil.

Nesses 10 anos, o SUAS passou por uma etapa de estruturação do aparato legal e normativo. De modo que na próxima década novos desafios se colocam à área, como alcance de novo patamar de qualidade, de aprimoramento da gestão e da oferta dos serviços sócioassistenciais.

conferencia 1Questões emergentes foram debatidas como o acirramento de preconceitos e intolerâncias, vulnerabilidade de determinados grupos frente ás mudanças sociodemográficas – como crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, mulheres, entre outros, desafiaram gestores, trabalhadores e conselheiros de Assistência Social a aprimorar a gestão do SUAS.

A 10ª Conferência teve como objetivo avaliar os avanços desses 10 anos de implantação do SUAS no município de Cruzeiro do Sul, bem como apontar os desafios para projetar e consolidar a política de Assistência Social, para mais uma década, considerando para isto, a garantia a proteção social às famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidade e risco social.

conferencia 2Segundo o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Carlos Antônio Pinheiro o momento se trata de avaliar o SUAS que está em vigor e o que se espera.

“O país está passando por um momento de avaliação do SUAS, e o tema vem com a expectativa de definir o SUAS que temos e o SUAS que queremos. Os municípios e estados devem definir os avanços que tivemos nesses 10 anos de politica de assistência social dos estados, e em seguida estabelecer as metas de pactuação do pacto federativo”, disse o presidente do conselho Carlos Pinheiro.

O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e conferencia 4recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

Tribuna do Juruá – Uiliane Barbosa

Compartilhe

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS