Cruzeiro do Sul - Acre, quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Publicado em 18 de agosto de 2011

Cruzeirense que foi menino de rua faz sucesso na Noruega como instrutor de dança

Um caso de superação. Wagner Figueiredo, de 39 anos, nasceu no Seringal Montreal, no Baixo Juruá. Veio ainda criança para Cruzeiro do Sul para morar no bairro da Várzea. Vivendo num lugar pobre e com muitos problemas sociais, Wagner se envolveu com gangues de adolescentes e ficou conhecido na cidade como Chinganga. Era um menino de rua temido pelos rivais por suas habilidades de luta. Mas aos poucos Chinganga percebeu que precisaria trilhar novos caminhos para encontrar um futuro melhor.

“Fui criado na Várzea e tinha minha casa para dormir, mas preferia ficar na rua. Ficava com os amigos na praia do Rio Juruá como qualquer criança pobre do Norte do Brasil. Aos poucos comecei a ler e escrever e me tornei presidente do Bairro da Várzea trabalhando com as pessoas mais carentes”, conta Wagner.

Começou a trabalhar num posto de gasolina e a freqüentar as sessões da União do Vegetal. A transformação do menino de rua foi se operando. Até que há 12 anos resolveu imigrar para a Noruega onde existe uma colônia de cruzeirenses. A primeira juruaense a chegar ao país nórdico há 25 anos foi Alcilene Pinheiro que casou com um norueguês e convidou outros conterrâneos para morarem na cidade de Skien. Atualmente pelo menos 15 famílias de cruzeirenses vivem na Noruega, a maioria trabalhando com serviços gerais como limpeza, pintura, encanamento, etc.

O caminho do sucesso

As apresentações na televisão norueguesa abriram os caminhos para que Wagner fosse convidado a ensinar dança. Grandes hotéis e empresas contratam o seu trabalho para estimular a alegria e o prazer de viver num país que tem um dos mais altos índices de suicídios da Europa. “Através da dança as pessoas melhoram a sua postura, curam problemas de depressão e até mesmo doenças físicas”, lembrou Chinganga.

O professor dançarino tem ensinado para grupos de até 1500 noruegueses. “Agora, estou bem trabalhando e viajando. Venho fazendo um trabalho bonito que mistura dança com terapia. Sai do Brasil e conheci latinos que me ensinaram a dançar salsa. Já sabia dançar, mas foi lá que me aprofundei. Misturei samba e axé com a salsa e comecei a ensinar. Acabei criando uma técnica minha batizada de WF Style. Fiquei muito conhecido com as apresentações que fiz nas grandes redes de TV da Noruega. Acabei participando de dois filmes e dirigi outro. Nesse momento estou captando imagens do lugar onde nasci para fazer o meu segundo filme”, salientou.

A mistura de ritmos latinos com africanos criou uma nova dança muito apreciada pelos europeus. “Também estou ensinando a zumba que é o sucesso do momento no mundo inteiro. Sou o primeiro professor do estilo no Norte brasileiro”, afirmou.

Wagner se casou com uma das suas alunas, a norueguesa Marianne Bergius, de 32 anos, que atualmente é a sua auxiliar. Ela não esconde que sente ciúmes do marido muito popular entre as mulheres. “O trabalho é feito com 80% de público feminino e a gente precisa se acostumar”, conta.

O retorno

Antes de retornar a Noruega o professor de dança estará fazendo alguns works shops para meninos de ruas de Cruzeiro do Sul e também para pessoas idosas. “Quero ensiná-los a acreditem nos seus sonhos e lutarem por eles. Sempre há uma possibilidade de encontrar o caminho para transformar a vida. Por isso, vou ensinar aquilo que aprendi. A dança pode ser uma saí-da para quem está oprimido através da liberação e a apuração dos sentidos. Me sinto realizado por fazer o quê gosto e estar levando alegria para pessoas que vivem num país que na maior parte do ano é gelado”, finalizou.

Fonte – Nelson Liano Jr. Do Jornal Agazeta

Compartilhe

    Comentários:

    1. Ei vou te chamar de chiganga pode ser?claro que não logico hoje você é um exemplo de superação,mais ainda não te perdoei a queda que você me deu na quadra do ginasio,kkkkkk Vagner te desejo toda sorte do mundo.O mundo é grande para quem não tem sonhos,e pequeno para quem sonha,você hoje faz sucesso com dançarino assim como outros cruzeirenses fazem sucesso em outras areas fora de cruzeiro do sul, a sua epoca é a mesma minha passamos momentos desagradaveis mas estamos a vencer vc como professor de danças,eu estou lutando com minhas empresas em rondonia, assim como nosso vizinho Telmar,Altenir,Pinheiro do telegrafo,e muitos outros que sairam de cruzeiro por falta de oportunidade,mas antes de você voltar para Noruega faça-me um favor irmão. vá no presidio de cruzeiro do sul aonde existe muitas pessoas de nossa epoca se acabando, e deixa a eles uma mensagem de conforto, esperança e solidariedade, lembre a eles que na vida só os fracos de mente não vencem, mais os destemidos lutadores fazem sucesso basta querer trabalhar, a vc sua familia a todos irmão de cruzeiro do sul meu forte abraço .Só deixa eu te lembrar a queda na quadra que você me deu jogando bola ta perdoada,só falta você passar em porto velho para juntos almoçarmos e bater akele papo sucesso.meu email é grupobikesom@hotmail.com (AUTORIZO AOS REDATORES DO SITE QUE PODEM DIVULGAR ESSE EMAIL )

    2. adenis disse:

      parabens Wagner,que Deus continuir inluminando seus caminho para o sucesso.

    3. Abraão da Silva Lima disse:

      O Wagner é a prova concreta de que o nosso futuro depende da gente mesmo. Não é pelo fato de você ter nascido numa comunidade pobre que você não possa conquistar seu espaço na sociedade, pelo contrário, isso deve servir de incentivo para que possamos alcançar o sucesso. Parabéns Wagner. Só não esqueça suas origens. Que DEUS possa te abençoar sempre e que você chegue mais longe ainda….

    4. Morena disse:

      Isso é um exemplo de vida. Parabens…vc merece

    5. maria zenaide da silva pereira disse:

      wagner acho q vc não me conhece sou ou era amiga de infancia da alcilene pinheiro der um abração nela e nas tias dela por mim, marlene, marlise mirtes e pra vc muito sucesso q Deus te abençoe poderosamente

    6. olá wagner muito sucesso pra vc q Deus abençoe td seu trabalho
      sou cruzeirense e amiga da alcilene Pinheiro de um abração nela, maria, marlis, marlene e mirtes.e boa sorte pra vcs tds

    7. kemilli disse:

      eu te desejo toda a sorte do mundo e que voce seja feliz com essa arte da dança.sou filha de um grande colega seu:PAULO ROBSON. adimiro seu trabalho, sou sua fan numero 1.continue fazendo sucesso.

    8. Glauciane disse:

      Parabéms pela sua dedicação e acreditou na sua capacidade, voçê é um exemplo a ser seguido… Te desejo muitos sucesso na sua vida!!!

    9. Altenir disse:

      Ola wagner!!! Tudo certo? Como qual q outro cruzerense estou emocionado por vc, sua atitude seu trabalho sua vida,como e bom saber q tem alguem q luta nessa vida por uma boa causa. so quero dar meus parabens q vc continue levando alegria a todos. q DEUS te abençoe e te der muita saude para continua esse trabalho, um abraço de seu amigo Altenir.

    10. Jaqueline Vasconcelos(filha da Nazaré) disse:

      Wagner.Me alegrou ler a matéria sobre seu sucesso.Foi uma pena que não pude ficar pra confraternização familiar e revê-lo após tantos anos.Tive que retornar a Brasília no sábado.Mas lembro-me ainda quando menina e passava pela várzea, um ou outro dizia assim:”não mexe com ela não, é sobrinha do chinganga”rsrs.Naquela época ainda tão menina.A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS, e você fez as escolhas certas.Desejo todo sucesso em sua vida.E como sei que esse mundo é pequeno, certamente ainda nos encontraremos. Um forte abraço de sua sobrinha.Deus te abençoe.

    11. Antonio Carlos disse:

      Como poderemos ter contato com o Wagner Figueiredo?

    12. Socorro Silva (Corrita) disse:

      Olá, que bom saber que tudo deu certo pra vc naquele país gelado. Quando passei no Posto de Gasolina há alguns anos e o Anasildo (ele tá em Rio Branco) me disse que vc ia embora, senti firmeza em vc e sabia que ia em busca de um sonho que julgava possível. Maravilha saber do seu sucesso, da sua alegria e felicidade. Tou morando em Goiânia provisoriamente. Sinto saudades dos amigos de Cruzeiro e adorei saber que a vida te sorriu tão longe da tua pátria. Um forte abraço. Parabéns ao Jornal pela matéria.

    13. kadu disse:

      legal sao as pessoas escrevendo pra ele! kkkkkk

      pensei q era pra comentar a notícia!

    14. Wagner Figueiredo disse:

      Ola 🙂 Raimundinho tudo bem 🙂 grato por ter falado tanto coisa bonita e saber quer vc me perdou ::) da queda forte abraco, QUE DEUS TE ABENCOU A VC E SUA FAMILIA . VAMOS MANTER CONTATOS ::))

    15. Noseu disse:

      Heim o wagner é mt louco, ta fzd sucesso mesmo. Mas tem cruzeirense que acabou d chegar dai dzd q ele disse que ta milhonario.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk isso ae é exagero conheco o cara desde pequena ele num é milhonario nem ai nem aqui….vlw mt sorte ae pra ele 😀 😀 😀

    16. Isso foi mas que superação ,isso foi garra,força de lutar pelo um futuro melhor …e sempre os melhores e inesqueciveis do mundo começam de baixo assim como começou wagner..
      !!!boa sorte a vida só estar começando!!!

    17. Wagner Figueiredo disse:

      grato Q DEUS TE ILUMINE TAMBEM:)

    18. Wagner Figueiredo disse:

      VERDADE. Q DEUS TE ABENCOI AMIGO GRATO.

    19. Wagner Figueiredo disse:

      FICO FELIZ , A VC TAMBEM TUDO DE BOM LEMBRANCA A SEU PAI GENTE BOA MEU AMIGO::)

    20. Wagner Figueiredo disse:

      GRATO A VC TB…

    21. Wagner Figueiredo disse:

      GRATO. a vc tb..

    22. Wagner Figueiredo disse:

      GRATO A VC TB Q DEUS TE ABENCOI TB ::)

    23. Wagner Figueiredo disse:

      TUDO BEM::)) MUITO GRATO PELAS PALAVRAS BOAS Q DEUS TE ABENCOI TB FORTE ABRACO:))

    24. Wagner Figueiredo disse:

      Ola sobrinha linda como vai ::)9legal o vc escreveu vir sua mae e toda nossa familia como ta grande a familia ::) quero ter mas contato escreve meu e-mail wagnerlatino@gmail.com forte abraco Q DEUS TE DE TUDO DE BOM ::))

    25. Wagner Figueiredo disse:

      ola tudo bem ? nota meu e mail. wagnerlatino@gmail.com grato por tudo o jornal foi bem legal mesmo ::) lembranca a todos :))

    26. Wagner Figueiredo disse:

      ::) abraco ;;))

    27. Wagner Figueiredo disse:

      GOSTEI GAROTO BOA SORTE PRA TI E TUA FAMILIA::))

    28. Wagner Figueiredo disse:

      GRATO AMIGO SEU CAMINHO TB ;;)) Q DEUS ILUMINE SEMPRE AMEM.

    29. Wagner Figueiredo disse:

      A TODOS VCS MEU MUITO OBRIGADO PELAS PALAVRAS BONITAS Q DEUS ABENCOI A TODO NOS , FORTE ABRACO A TODOS MEUS IRMAO E AMIGOS ACREANOS ::)

    30. Wagner Figueiredo disse:

      vou fazer q posso abraco::)

    31. Anasildo Freire disse:

      Há 13 anos não ouvia falar do Wagner, mas lembro dele todos os dias. Conheço muito sobre ele: sei das suas habilidades com o corpo, do desejo de aprender idiomas e de morar no exterior. Dei aulas de inglês e de alemão para ele. Não é nenhuma surpresa para mim que ele tenha se tornado professor de dança – o Liebermann Sampaio, tio do Jorge do Pé de Serra já o chamava de Top Model. Fico feliz que ele esteja bem na Noruega. O Wager é uma das raras pessoas que sempre buscou o seu sucesso sem boicotar o dos outros. Com dinheiro ou sem dinheiro, eu gosto muito dele. Um Abraço – Anasildo.

    Deixe seu comentário

    Mensagem

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS