Cruzeiro do Sul - Acre, quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Publicado em 6 de janeiro de 2014

Crueldade disfarçada de divertimento

galoA “Rinha de galo” é uma prática criminosa realizada na maioria das vezes em locais internos e muito bem escondida, o que torna praticamente impossível de ser extirpada da sociedade.

Para muitos, as famosas brigas entre as aves não passa de entretenimento, mas na verdade é um dos meios mais violentos aos quais são expostos os animais. Na maioria das vezes, os galos lutam até a morte e os que escapam, saem extremamente feridos.

galos de briga 2Em Cruzeiro do Sul, recentemente mais uma “rinha” foi desarticulado pela Polícia. Os animais foram apreendidos no Bairro da Lagoa, próximo a Comunidade Boca do Môa. Ao perceber a chegada da Polícia, os envolvidos fugiram do local. Segundo testemunhas mais de 20 pessoas participavam das apostas, onde cada jogo era feito pelo valor de R$100,00.

galos 2O episódio traz a tona uma problemática antiga, que infelizmente, não anula a prática. Às escondidas, muitos outros, mesmo diante da coação penal, ainda insistem em burlar a lei, permanecendo este um “costume” perverso, assim como as famosas touradas na terra de Cervantes, que veio a tornar-se objeto dos mais esdrúxulos eufemismos, sendo, por vezes, classificada como uma “manifestação” ou um “símbolo” cultural.

galos 3Diante dos fatos, uma profunda reflexão se mostra quanto ao sentido dado a “Manifestação e Símbolo Cultural”. Serão estes aspectos advindos de nós trabalhadores, que sol a sol batalhamos pelo prato do dia ou apenas de uns poucos tolos, que vêem no sacrifício de aves um fútil divertimento?

Evolução moral e intelectual. Talvez seja esta concepção ainda pouco difundida na memória destes tão pobres de espíritos que não conseguem enxergar a realidade camuflada pela ilusória “Arena” de um passatempo mórbido, em que a vida destes seres vivos se desfaz.

Da Redação

Compartilhe

    Comentários:

    1. Gleidison Rocha disse:

      Lindo texto. Parabens ao autor. So nao vejo muita diferença entre estas rinhas e o octogono do UFC. Eh tão sangrento quanto. Agora va mexer com aqueles milionários!

    2. Nilo disse:

      Concordo em gênero, número e grau. UFC é violento, é uma briga protegida por pseudorregras e leis insanas.

    Deixe seu comentário

    Mensagem

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS